A educação pública na gestão do prefeito Eduardo Braide continua colecionando problemas graves — desde a qualidade do ensino até a precariedade na infraestrutura das escolas. Em algumas unidades, como é o caso das creches, a situação beira o abandono: além da escassez de merenda escolar digna, falta até professor. Em alguns casos, crianças são …
Ler notícia completa no site do autor ↗️Creche na Ilha de Tauá-Mirim está sem professores em plena capital do Maranhão
Publicado em: Por: G7 MA
Sentimento por Entidade:
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Eduardo Braide
O prefeito é diretamente associado a problemas graves na educação pública e à falta de prioridade na gestão, sendo criticado explicitamente no texto.
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Maria Luciane Belo Lisboa
A promotora é apresentada como a condutora de uma vistoria e fonte de uma declaração crítica, sem julgamento direto de suas ações ou palavras no texto.
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Secretaria Municipal de Educação (Semed)
A Semed é mencionada como participante da vistoria, sem atribuição de responsabilidade positiva ou negativa.
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Unidades de Educação Básica Nossa Senhora das Mercês
A unidade é descrita com problemas graves de infraestrutura (infiltrações) e falta total de professores.
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UEB Beija-Flor
A unidade é descrita com problemas graves de infraestrutura (infiltrações) e falta total de professores.
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UEB Raimundo Francílio Pereira
Esta unidade é apresentada como tendo estrutura adequada e professores, em contraste com as outras.
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UEB Evandro Bessa
Mencionado apenas como anexo de outra unidade, sem detalhes sobre sua condição.
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Maria Joé Moreira
É mencionada como diretora interina que acompanhou a vistoria, sem juízo de valor sobre sua atuação.
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Ministério Público
O Ministério Público é apresentado como órgão que fiscaliza e ajuizou ação, com suas ações e declarações sendo relatadas de forma factual.
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Ministério Público do Maranhão (MPMA)
O MPMA é apresentado como o órgão que ajuizou ação civil pública e que considerou o transporte regular, sem julgamento de suas ações.
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São Luís
É a cidade onde os problemas ocorrem, sem julgamento direto sobre a cidade em si.
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Ilha de Tauá-Mirim
É o local específico dos problemas educacionais relatados, sem julgamento sobre a ilha.
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Ação Civil Pública
É mencionada como um instrumento legal para resolver problemas anteriores, sem julgamento de valor sobre a ação em si.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte crítica à gestão municipal da educação, detalhando problemas graves como falta de professores e precariedade na infraestrutura, com um tom predominantemente negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo