Em 11 de junho de 1938, nascia João Batista Cantanhende Martins, conhecido e eternizado entre os bequimãoenses como Juca Martins. Filho de Atanásio Lourenço Martins e Lídia Cantanhende Martins, ele cresceu junto com o próprio município de Bequimão, emancipado apenas três anos antes de seu nascimento, em 1935. Sua trajetória pessoal e política se confunde …
Ler notícia completa no site do autor ↗️Juca Martins: a saudade de um líder onipresente na política de Bequimão (MA)
Publicado em: Por: G7 MA
Sentimento por Entidade:
-
Juca Martins
O texto o descreve como um líder onipresente, sinônimo de liderança, trabalho e compromisso, corajoso, íntegro, respeitado por todos, um dos maiores líderes políticos da história do município, com uma trajetória insuperável e um legado que inspira.
-
João Batista Cantanhende Martins
É o nome de batismo de Juca Martins, e o texto o exalta da mesma forma, descrevendo sua trajetória e legado de forma muito positiva.
-
Bequimão
O município é apresentado como o palco da trajetória de Juca Martins, e a sua história está intrinsecamente ligada a ele, com o texto destacando as melhorias e o desenvolvimento que ele proporcionou à cidade.
-
Atanásio Lourenço Martins
Mencionado como pai de Juca Martins, sem maiores detalhes sobre sua atuação ou influência no texto.
-
Lídia Cantanhende Martins
Mencionada como mãe de Juca Martins, que ele ajudou após a morte do pai, sem maiores detalhes sobre sua atuação.
-
regime militar
O texto menciona que Juca Martins enfrentou perseguição durante o regime militar, o que é apresentado como um obstáculo superado por ele, indicando um contexto negativo para o regime.
-
Torquato Pereira
Incentivou Juca Martins a entrar na política e ofereceu seu primeiro emprego, sendo fundamental em sua ascensão, o que é apresentado de forma positiva.
-
Torquato PP de Abreu & Cia
Empresa onde Juca Martins trabalhou e se tornou sócio, sem maiores detalhes sobre sua atuação.
-
Joarez Damasceno
Mencionado como prefeito na época em que Juca Martins entrou na política e como adversário. O texto sugere que fiscais indicados por seu grupo sufocavam adversários, o que é uma crítica indireta.
-
PSP
Partido pelo qual Juca Martins foi eleito prefeito, sem maiores detalhes sobre a atuação do partido no texto.
-
Arthur Carvalho
General que tentou impedir novas candidaturas de Juca Martins, sendo apresentado como um adversário que ele enfrentou com inteligência e coragem.
-
Francisco Figueiredo
Mencionado como autoridade estadual que tentou impedir novas candidaturas de Juca Martins, sendo apresentado como um adversário que ele enfrentou com inteligência e coragem.
-
Maria Lênora
Esposa de Juca Martins, mencionada como 'Professora Letinha', sem maiores detalhes sobre sua atuação.
-
João Martins
Filho de Juca Martins e ex-prefeito de Bequimão, é apresentado como um dos discípulos que dão continuidade ao legado do pai, o que é visto de forma positiva.
-
Liana Martins
Filha de Juca Martins, mencionada sem maiores detalhes sobre sua atuação.
-
Cirlanda Martins
Filha de Juca Martins, mencionada sem maiores detalhes sobre sua atuação.
-
Antônio José Martins
Sobrino de Juca Martins e atual prefeito de Bequimão, é apresentado como um discípulo que dá continuidade ao legado do tio, o que é visto de forma positiva.
-
Paulinho Castro
Jornalista que entrevistou Juca Martins, mencionado apenas como fonte da informação.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão extremamente positiva e reverente sobre Juca Martins, destacando suas qualidades, conquistas e legado político, com poucas menções a críticas, que são rapidamente minimizadas. A linguagem utilizada é de admiração e saudade.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo