A travessia entre o terminal da Ponta da Espera, em São Luís, e o porto de Cujupe, em Alcântara — principal ligação da capital com a Baixada e o Litoral Ocidental Maranhense — tornou-se um verdadeiro calvário para quem depende do transporte marítimo. O sistema de ferryboats, que deveria garantir mobilidade e dignidade aos maranhenses,...
Ler notícia completa no site do autor ↗️A humilhação dos caminhoneiros na travessia de ferryboat expõe o descaso do governo Brandão
Publicado em: Por: G7 MA
Sentimento por Entidade:
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Ponta da Espera
O local é descrito como parte de um sistema de travessia que se tornou um 'calvário', associado a humilhação e desrespeito.
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São Luís
A cidade é mencionada como ponto de partida da travessia, que é descrita de forma negativa.
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Alcântara
O porto de Cujupe em Alcântara é apresentado como parte do problema da travessia precária.
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Baixada
A região da Baixada Maranhense é afetada negativamente pela ineficiência do sistema de ferryboat.
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Litoral Ocidental Maranhense
A região é mencionada como dependente do sistema de transporte marítimo que está em crise.
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Marinha
A falta de fiscalização por parte da Marinha é apontada como um fator que contribui para a insegurança das embarcações.
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Capitania dos Portos
A falta de fiscalização por parte da Capitania dos Portos é apontada como um fator que contribui para a insegurança das embarcações.
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Vicentino Albuquerque Amorim
O caminhoneiro relata desânimo com a profissão devido às péssimas condições da travessia e ao descaso do governo, descrevendo a situação como humilhante e corrupta.
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Carlos Brandão
O governo de Carlos Brandão é diretamente criticado por piorar a vida dos usuários da travessia e por ser conivente com a situação precária e a humilhação dos caminhoneiros.
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G7
O G7 é mencionado como o veículo de reportagem que ouviu os relatos, sem que sua atuação seja julgada.
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Servi Porto
A empresa é mencionada como uma das que possui embarcações em condições precárias e que sofreram com a tomada de barcos pelo governo sem a devida reforma.
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Henvil
A empresa é mencionada como uma das que possui embarcações em condições precárias e que agrava a espera dos caminhoneiros.
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MOB
A MOB é citada como uma das gestões anteriores do sistema, indicando uma sucessão de administrações que não resolveram o problema.
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Emap
A Emap é citada como a responsável pela implantação do sistema atual e como uma das gestões anteriores do sistema, indicando uma sucessão de administrações que não resolveram o problema.
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SEGOV
A SEGOV é citada como a gestão atual do sistema, indicando uma sucessão de administrações que não resolveram o problema e um foco em controle financeiro em vez de melhoria do serviço.
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Internacional Marítima
A empresa é mencionada como a que tem sustentado parte das operações, realizando viagens extras para compensar falhas de outras empresas, o que sugere uma atuação mais positiva em meio ao caos, apesar das limitações.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte crítica à situação precária do sistema de ferryboat e ao descaso do governo, evidenciando sofrimento e humilhação para os caminhoneiros. A linguagem utilizada é predominantemente negativa e de denúncia.
- Muito Positivo
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- Negativo
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