Entre os dias 4 de setembro e 26 de outubro de 2025, o Núcleo de Teatro do Oprimido do Baixo Itapecuru (NTOprimido) dará início ao projeto “PRÁXIS – Teatro do Oprimido de Ponto em Ponto”, que promete...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Teatro do Oprimido percorre comunidades maranhenses levando arte, formação e mobilização social
Publicado em: Por: Genivaldo Abreu
Sentimento por Entidade:
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Núcleo de Teatro do Oprimido do Baixo Itapecuru
A entidade é apresentada como a realizadora de um projeto de grande impacto social e cultural, com objetivos claros de formação e mobilização.
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PRÁXIS – Teatro do Oprimido de Ponto em Ponto
O projeto é descrito como transformador, levando arte, formação e mobilização para comunidades carentes, com um propósito pedagógico e social elevado.
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Anajatuba
O local é mencionado como uma das comunidades que serão beneficiadas pelo projeto, indicando um contexto de necessidade de políticas culturais.
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São Pedro
O local é mencionado como uma das comunidades que serão beneficiadas pelo projeto, indicando um contexto de necessidade de políticas culturais.
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Bacabeira
O local é mencionado como uma das comunidades que serão beneficiadas pelo projeto, indicando um contexto de necessidade de políticas culturais.
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Rancho Papôco
O local é mencionado como uma das comunidades que serão beneficiadas pelo projeto, indicando um contexto de necessidade de políticas culturais.
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Itapecuru Mirim
O local é mencionado como uma das comunidades que serão beneficiadas pelo projeto, indicando um contexto de necessidade de políticas culturais.
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Santa Rosa dos Pretos
O local é mencionado como uma das comunidades que serão beneficiadas pelo projeto, indicando um contexto de necessidade de políticas culturais.
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Santa Rita
O local é mencionado como uma das comunidades que serão beneficiadas pelo projeto, indicando um contexto de necessidade de políticas culturais.
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Olhos D’Água
O local é mencionado como uma das comunidades que serão beneficiadas pelo projeto, indicando um contexto de necessidade de políticas culturais.
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Marengo
O local é mencionado como uma das comunidades que serão beneficiadas pelo projeto, indicando um contexto de necessidade de políticas culturais.
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Rosário
O local é mencionado como uma das comunidades que serão beneficiadas pelo projeto, indicando um contexto de necessidade de políticas culturais.
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Itaipu
O local é mencionado como uma das comunidades que serão beneficiadas pelo projeto, indicando um contexto de necessidade de políticas culturais.
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José Bernardo Toro
É mencionado como um pensador cujas reflexões inspiram o projeto, sem que haja uma avaliação direta de sua pessoa no texto.
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Augusto Boal
É creditado como o criador do Teatro do Oprimido e sua metodologia é a base do projeto, sendo mencionado de forma reverente e como um legado a ser renovado.
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Raimunda do Nascimento Ribeiro dos Santos
É a coordenadora do projeto e suas declarações reforçam a importância social e democratizadora da iniciativa, transmitindo entusiasmo e convicção.
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Valdenor Carvalho
É apresentado como um multiplicador experiente e referência na metodologia, com participação em projetos premiados, e suas falas destacam o impacto integral da prática.
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Lucca Anapuru
É destacado como um artista indígena e arte-educador que agrega diversidade e perspectiva às lutas quilombolas e indígenas, enriquecendo o projeto.
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Lei Paulo Gustavo
A lei é mencionada como o apoio financeiro que viabiliza a ação cultural, conferindo legitimidade e importância à iniciativa.
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SECMA
É mencionado como parte do edital que apoia o projeto, indicando um órgão governamental envolvido na promoção cultural.
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Governo Federal
É mencionado como a instância superior que apoia a iniciativa através da Lei Paulo Gustavo, conferindo um caráter oficial e de relevância nacional.
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Mostra Práxis de Teatro do Oprimido
É o evento culminante do projeto, onde os participantes apresentarão o aprendizado, reunindo a comunidade e celebrando o processo de multiplicação e democratização da cultura.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma iniciativa cultural e social com forte impacto positivo nas comunidades, destacando a democratização da cultura, o protagonismo social e a valorização das identidades locais. Os depoimentos e a descrição do projeto transmitem otimismo e relevância.
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