No mercado de trabalho, o Maranhão criou 16,2 mil empregos formais em 2024, é o que diz o Boletim de Conjuntura Econômica Maranhense, divulgado nesta quarta-feira (16), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). A taxa de desocupação foi de 6,8% no quarto trimestre, a segunda menor do Nordeste. Além disso, as exportações...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Boletim de Conjuntura Econômica aponta crescimento de empregos formais no Maranhão
Publicado em: Por: Gestão Maranhão
Sentimento por Entidade:
-
Maranhão
O estado é apresentado como protagonista de um cenário econômico positivo, com criação de empregos formais, aumento de exportações e crescimento no comércio varejista e serviços. A previsão de crescimento do PIB estadual é igualada ao desempenho nacional.
-
Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc)
O Imesc é a fonte da informação positiva sobre a economia do Maranhão, divulgando o Boletim de Conjuntura Econômica que aponta para o crescimento em diversos setores. A entidade é apresentada como responsável por análises e divulgações relevantes.
-
Boletim de Conjuntura Econômica Maranhense
A publicação é a base para as boas notícias apresentadas no texto, detalhando o crescimento de empregos formais, exportações, comércio varejista e serviços no Maranhão. É descrita como uma fonte de análise da dinâmica econômica do estado.
-
Nordeste
O Nordeste é mencionado de forma neutra como referência para a taxa de desocupação do Maranhão, que é a segunda menor da região. Não há um julgamento de valor sobre a região em si.
-
Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Bacabeira
A ZPE é citada como um dos projetos de destaque e investimentos em andamento ou previstos no Maranhão, contribuindo para a percepção de desenvolvimento e atração de investimentos.
-
Margem Equatorial
A Margem Equatorial é mencionada como local de estudos para viabilidade de exploração, indicando potencial de desenvolvimento e atração de investimentos no estado.
-
Subestação de Graça Aranha
A possível construção da Subestação de Graça Aranha é citada como um dos investimentos em infraestrutura energética no Maranhão, contribuindo para a visão de desenvolvimento do estado.
-
PIB Trimestral
O PIB Trimestral é mencionado como a metodologia de cálculo utilizada pelo IMESC para a prévia de crescimento da economia maranhense, indicando a base analítica para os dados apresentados.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um cenário econômico positivo para o Maranhão em 2024, com crescimento em diversos setores como empregos formais, exportações, comércio varejista e serviços. As previsões para 2025 também indicam continuidade de crescimento, embora em ritmo mais moderado. A análise geral é de otimismo e desenvolvimento.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo