A criação de uma linha de trem ligando São Luís a Itapecuru-Mirim, utilizando parte da antiga ferrovia que conectava a capital maranhense a Teresina (PI), voltou a ser debatida e pode ganhar viabilidade com apoio do Governo Federal. O trecho, …
Ler notícia completa no site do autor ↗️Trem entre São Luís e Itapecuru-Mirim volta a ser tema de debate
Publicado em: Por: Gilberto Leda
Sentimento por Entidade:
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São Luís
A cidade é apresentada como um ponto central e estratégico para a nova linha de trem, com menção a quatro futuras estações, indicando um papel positivo no projeto.
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Itapecuru-Mirim
É o destino final da linha de trem proposta, sendo destacada como um ponto importante para a conexão regional e desenvolvimento econômico, recebendo uma conotação positiva.
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TransNordestina Logística
A empresa é mencionada como a operadora atual do trecho para transporte de cargas, sem que haja uma avaliação positiva ou negativa de suas atividades neste contexto.
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Governo Federal
O governo é visto como um potencial apoiador do projeto, com a sinalização de viabilizar novos projetos que apresentem critérios específicos, o que confere uma neutralidade com leve viés positivo por ser um facilitador.
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Consórcio Ferroviário Evtea
O consórcio é apresentado como o responsável pelo estudo de viabilidade do projeto, indicando um papel ativo e positivo na avaliação e potencial implementação da linha.
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Hilton Gonçalo
É apresentado como um defensor do projeto desde 2017 e pré-candidato ao Senado, com declarações positivas sobre a importância estratégica e os benefícios da linha, o que confere um forte viés positivo à sua figura no contexto.
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Santa Rita
O município é mencionado como o local de origem de Hilton Gonçalo e onde o trem teria paradas, indicando uma relevância local para o projeto, mas sem um destaque tão proeminente quanto São Luís e Itapecuru-Mirim.
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Aeroporto Marechal Cunha Machado
É citado como ponto de referência para uma das futuras estações em São Luís, tendo uma relevância logística para o projeto.
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Maracanã
Mencionado como a localização de uma estação em São Luís, sem carga sentimental específica.
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Pedrinhas
Mencionado como a localização de uma estação em São Luís, sem carga sentimental específica.
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Estiva
Mencionado como a localização de uma estação em São Luís, sem carga sentimental específica.
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Bacabeira
Mencionado como a localização da primeira parada no continente, sem carga sentimental específica.
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Rosário
A estação em Rosário foi restaurada pelo IPHAN, o que confere um viés positivo à sua menção dentro do contexto de infraestrutura e patrimônio.
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Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
O IPHAN é citado pela restauração da estação em Rosário, o que demonstra um cuidado com o patrimônio histórico e sua possível integração a um novo projeto, conferindo um viés positivo.
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Teresina
Mencionado como parte da antiga ferrovia que conectava a capital maranhense, sem impacto direto no projeto atual.
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Systra Engenharia e Consultoria Ltda.
Citada como líder do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, indicando um papel técnico e de liderança no projeto.
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Houer Consultoria e Concessões Ltda.
Mencionada como parte do consórcio, sem atribuição de sentimento.
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Tylin Brazil Ltda.
Mencionada como parte do consórcio, sem atribuição de sentimento.
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M Viana Sociedade de Advogados
Mencionada como parte do consórcio, sem atribuição de sentimento.
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Salvador
Mencionado como parte de um estudo de viabilidade de outra linha de passageiros, sem impacto direto no projeto maranhense.
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Feira de Santana
Mencionado como parte de um estudo de viabilidade de outra linha de passageiros, sem impacto direto no projeto maranhense.
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Fortaleza
Mencionado como parte de um estudo de viabilidade de outra linha de passageiros, sem impacto direto no projeto maranhense.
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Sobral
Mencionado como parte de um estudo de viabilidade de outra linha de passageiros, sem impacto direto no projeto maranhense.
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Brasília
Mencionado como parte de um estudo de viabilidade de outra linha de passageiros, sem impacto direto no projeto maranhense.
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Luziânia
Mencionado como parte de um estudo de viabilidade de outra linha de passageiros, sem impacto direto no projeto maranhense.
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Londrina
Mencionado como parte de um estudo de viabilidade de outra linha de passageiros, sem impacto direto no projeto maranhense.
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Maringá
Mencionado como parte de um estudo de viabilidade de outra linha de passageiros, sem impacto direto no projeto maranhense.
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Pelotas
Mencionado como parte de um estudo de viabilidade de outra linha de passageiros, sem impacto direto no projeto maranhense.
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Rio Grande
Mencionado como parte de um estudo de viabilidade de outra linha de passageiros, sem impacto direto no projeto maranhense.
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Cariacica
Mencionado como ponto de partida de uma linha de trem de passageiros existente, sem impacto direto no projeto maranhense.
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Belo Horizonte
Mencionado como ponto de chegada de uma linha de trem de passageiros existente, sem impacto direto no projeto maranhense.
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Parauapebas
Mencionado como ponto de chegada de uma linha de trem de passageiros existente, sem impacto direto no projeto maranhense.
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Vale
A mineradora é citada como operadora das duas linhas ferroviárias regulares de passageiros existentes no Brasil, sem uma avaliação específica de sua atuação.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão positiva sobre a retomada do transporte ferroviário de passageiros no Maranhão, destacando os benefícios econômicos e de mobilidade. Há um otimismo moderado em relação à viabilidade do projeto.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo