Auditoria da CGM revela que a Gestão Braide dificultou acesso a dados do Sistema de Bilhetagem – SBA, descumpriu orientações de Relatório Final da CPI e gastou dinheiro público com estudo ineficaz da Planum Consultoria. Não é coincidência que sob o comando de Braide, temos o maior número de...
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Publicado em: Por: Gilson Vieira
Sentimento por Entidade:
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CGM
A CGM é apresentada como o órgão que realizou a auditoria, trazendo à tona as irregularidades. Sua ação é vista de forma positiva por revelar problemas, mas o foco principal do texto está nas falhas investigadas, não na CGM em si.
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Gestão Braide
A 'Gestão Braide' é retratada de forma extremamente negativa, sendo associada a dificuldades de acesso a dados, descumprimento de orientações, gastos ineficazes, greves, paralisações, deficiência em fiscalização, planejamento e gerenciamento de contratos.
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SMTT
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) é descrita como incapaz de planejar, fiscalizar e gerir contratos de forma eficaz, falhando em monitorar custos, validar indicadores, cobrar receitas e manter a transparência. É apontada como obstruidora da auditoria e uma 'caixa preta'.
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Sistema de Bilhetagem – SBA
O Sistema de Bilhetagem é mencionado como um ponto crucial de receita e fiscalização que a SMTT dificultou o acesso, comprometendo a análise de dados financeiros e a confiabilidade das informações. Sua não disponibilização é vista como uma obstrução.
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Planum Consultoria
A Planum Consultoria é citada como tendo realizado um estudo ineficaz e uma auditoria técnica sem seguir ritos legais, cujos trabalhos foram usados para subsidiar reajuste tarifário, gerando vício de legalidade. Seu serviço é apresentado como problemático.
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Eduardo Salim Braide
Eduardo Salim Braide, como prefeito e gestor, é diretamente associado às falhas graves na gestão do transporte público, sendo apontado como o responsável pelas deficiências e problemas relatados na auditoria.
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PSD
O PSD é mencionado apenas como o partido de Eduardo Salim Braide. A associação é neutra a levemente negativa devido à crítica direcionada ao político.
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Câmara Municipal de São Luís
A Câmara Municipal de São Luís é mencionada por ter realizado a CPI do Transporte Público Coletivo, cujas recomendações foram ignoradas pela gestão. Sua ação anterior é vista de forma neutra, como um fato histórico que corrobora com a auditoria atual.
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CPI do Transporte Público Coletivo de São Luís
A CPI é apresentada como um órgão que realizou um trabalho de radiografia do sistema e emitiu um Relatório Final com recomendações que foram ignoradas pela gestão, o que reforça a crítica à gestão atual. Sua atuação é vista como positiva por ter investigado.
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Consórcios
Os consórcios são mencionados como partes que realizaram oitivas na CPI e que descumprem obrigações críticas de segurança, qualidade e financeiras, sendo citados como apresentando os piores índices em idade média da frota.
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Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT)
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) é descrita como incapaz de planejar, fiscalizar e gerir contratos de forma eficaz, falhando em monitorar custos, validar indicadores, cobrar receitas e manter a transparência. É apontada como obstruidora da auditoria e uma 'caixa preta'.
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Controladoria Geral do Município – CGM
A CGM é apresentada como o órgão que realizou a auditoria, trazendo à tona as irregularidades. Sua ação é vista de forma positiva por revelar problemas, mas o foco principal do texto está nas falhas investigadas, não na CGM em si.
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Relatório de Auditoria Nº 01/2024
O relatório é o documento central que expõe as falhas e irregularidades, sendo apresentado como a base para as críticas à gestão. Seu conteúdo é visto como revelador e importante.
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Tua Opinião Importa
A pesquisa 'Tua Opinião Importa' é citada como evidência da elevada insatisfação dos usuários com o serviço de transporte público, sendo um ponto negativo para a gestão.
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Consórcio Central
O Consórcio Central é explicitamente citado como um dos que apresentam os piores índices de idade média da frota, configurando uma infração gravíssima.
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Consórcio Via SL
O Consórcio Via SL é explicitamente citado como um dos que apresentam os piores índices de idade média da frota, configurando uma infração gravíssima.
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Lei nº 7.122/2023
A lei é mencionada como a nova Política Municipal de Mobilidade Urbana cujas diretrizes a SMTT não implementou adequadamente, indicando um descumprimento legal.
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Conselho Municipal de Mobilidade Urbana
A não instituição do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana é apontada como uma falha grave e uma inobservância do prazo legal, representando a omissão de um importante mecanismo de participação e controle social.
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Lei Municipal nº 5.940/2014
A lei é citada como base legal para as consequências da sonegação de acesso ao SBA, servindo como um alerta sobre as obrigações da SMTT. Sua menção é neutra, mas contextualiza a gravidade da omissão.
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Decreto Municipal nº 55.216/2020
O decreto é citado como base legal para as consequências da sonegação de acesso ao SBA, servindo como um alerta sobre as obrigações da SMTT. Sua menção é neutra, mas contextualiza a gravidade da omissão.
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Plano de Transporte Urbano Integrado (PTUI)
O PTUI é um documento essencial que a SMTT deixou de entregar à auditoria, limitando severamente os trabalhos e impedindo a análise completa do cumprimento contratual.
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Consórcio Upaon-Açu
O Consórcio Upaon-Açu é mencionado como um dos quatro consórcios firmados em 2016, e indiretamente afetado pelas falhas gerais do sistema e da gestão.
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Viação Primor
A Viação Primor é mencionada como um dos quatro consórcios firmados em 2016, e indiretamente afetada pelas falhas gerais do sistema e da gestão.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte carga crítica e negativa em relação à gestão do transporte público em São Luís, detalhando falhas graves, descumprimento de obrigações e obstrução de auditorias. A linguagem utilizada é contundente e aponta para prejuízos à população e aos cofres públicos.
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