O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, determinou a abertura de investigação sobre a transferência de R$ 2,8 bilhões em depósitos judiciais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) para o Banco de Brasília (BRB), informou o Estadão na …
Ler notícia completa no site do autor ↗️CNJ abre investigação para apurar transferência de 2,8 bilhões do TJMA para o Banco de Brasília
Publicado em: Por: Glaucio Ericeira
Sentimento por Entidade:
-
CNJ
O CNJ é mencionado como o órgão que determinou a investigação e para o qual foram enviados ofícios, atuando em sua função fiscalizatória.
-
TJMA
O TJMA é o órgão cujas ações de transferência de recursos estão sob investigação e que sofreu críticas internas por uma decisão unilateral.
-
Banco de Brasília
O Banco de Brasília é o destino dos recursos investigados e está sob inquérito da Polícia Federal por possível gestão temerária, o que gera desconfiança.
-
Mauro Campbell
É mencionado como o corregedor nacional de Justiça que determinou a investigação, agindo em sua função oficial.
-
Estadão
É citado como a fonte da informação sobre a investigação, sem juízo de valor sobre o veículo.
-
Banco do Brasil
Mencionado como o banco onde os recursos estavam aplicados anteriormente, sem implicação negativa ou positiva direta no contexto da notícia.
-
BRB
É a sigla para Banco de Brasília e está associado a um inquérito da Polícia Federal e a preocupações com gestão e governança.
-
Polícia Federal
A PF está conduzindo um inquérito relacionado ao BRB, atuando em sua função investigativa.
-
Banco Master
É investigado por supostas carteiras de crédito falsas e sua tentativa de aquisição pelo BRB é um ponto central da investigação da PF.
-
José Ribamar Froz Sobrinho
É o presidente do TJ-MA que conduziu a operação e assumiu a responsabilidade, mas a decisão unilateral gerou críticas e um clima tenso.
-
Alex Ferreira Borralho
É o advogado que apresentou o pedido de providências que originou a apuração, atuando como um denunciante.
-
Tribunais de Justiça de Alagoas
Mencionado como um dos tribunais cujos aportes no BRB são objeto de investigação, sem detalhes específicos sobre suas ações.
-
Paraíba
Mencionado como um estado com Tribunal de Justiça cujos aportes no BRB são objeto de investigação, sem detalhes específicos.
-
Bahia
Mencionado como um estado com Tribunal de Justiça cujos aportes no BRB são objeto de investigação, sem detalhes específicos.
-
TJDFT
Mencionado como um tribunal cujos aportes no BRB são objeto de investigação, sem detalhes específicos.
-
Paulo Velten
Classificou a iniciativa de transferência de recursos como 'gravíssima' e alertou para riscos, demonstrando forte oposição à decisão.
-
Dias Toffoli
É o relator da Operação Compliance Zero no STF e foi informado sobre o caso que tramita em sigilo.
-
Supremo Tribunal Federal
É a instância onde tramita a Operação Compliance Zero, à qual o caso do BRB foi informado.
-
Edson Fachin
É o presidente do CNJ a quem o advogado encaminhou ofício, atuando em sua função oficial.
-
Constituição Federal
É mencionada como a base legal para os princípios que podem ter sido feridos pelos aportes bilionários.
-
Sentimento Geral
O texto aborda uma investigação sobre a transferência de vultosos recursos, com menções a críticas internas, inquérito da Polícia Federal e potenciais infrações a princípios constitucionais. O tom geral é de apuração e desconfiança.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
