Por anos, o ensino superior foi um sonho almejado por muitas pessoas de classe baixa no Brasil. Um morador da periferia era visto pelos seus de forma diferente quando conseguia alcançar o ensino superior, até então elitizado no país. A partir de 2003, essa realidade começou a ser transformada: diversos programas foram criados para aumentar...
Ler notícia completa no site do autor ↗️O desmonte do ensino público e os Impactos no Maranhão
Publicado em: Por: Guará News MASentimento por Entidade:
-
Lula
Mencionado em um contexto de avanços educacionais alcançados durante seus governos, o que é apresentado de forma positiva em contraste com o presente.
-
Dilma Rousseff
Mencionada em um contexto de avanços educacionais alcançados durante seus governos, o que é apresentado de forma positiva em contraste com o presente.
-
Jair Bolsonaro
Associado a medidas que retraem avanços educacionais e a um descompromisso com o financiamento público do ensino superior, sendo criticado diretamente.
-
Abraham Weintraub
Descrito como 'elitista e odioso do conhecimento', sendo um auxiliar direto do presidente na área da Educação e associado a políticas negativas.
-
Governo Federal
Associado à escolha do Maranhão para abrigar institutos federais em um período passado (positivo), mas também às medidas atuais que prejudicam o ensino (negativo).
-
Programa Universidade para Todos (Prouni)
Citado como um programa que possibilitou o acesso ao ensino superior, sendo apresentado como uma medida positiva do passado.
-
Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)
Citado como um programa que possibilitou o acesso ao ensino superior, sendo apresentado como uma medida positiva do passado.
-
IFMA da zona rural
Mencionado como estando sob ameaça de fechamento, o que representa um prejuízo e um futuro turvo para a juventude.
-
Future-se
Descrito como o descompromisso estatal com o financiamento público do ensino superior, propondo menos ensino e mais iniciativa privada, o que é visto como um cenário tenebroso.
-
Sentimento Geral
O texto expressa forte insatisfação e crítica em relação às políticas educacionais atuais, contrastando-as negativamente com períodos anteriores, o que gera um sentimento geral negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo