O ditador Nicolás Maduro afirmou, nesta segunda (11), que “mais cedo ou mais tarde” a região de Essequibo, hoje sob domínio da Guiana, será da Venezuela. O território tem cerca de 160 mil km². Ele é rico em recursos minerais e está no centro de uma disputa que dura mais de um século. “O milagre da recuperação...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Para Maduro, Essequibo será incorporado à Venezuela “mais cedo ou mais tarde”
Publicado em: Por: Guará News MA
Sentimento por Entidade:
-
Nicolás Maduro
O texto o qualifica como 'ditador' e descreve suas declarações de forma a indicar um posicionamento confrontador e desrespeitoso a instituições internacionais.
-
Essequibo
A região é apresentada como objeto de disputa territorial, sem atribuição de sentimento positivo ou negativo a ela mesma.
-
Guiana
A Guiana é apresentada como o país que detém o domínio sobre Essequibo e que iniciou o processo na CIJ, sem que haja um julgamento de valor sobre o país.
-
Venezuela
A Venezuela é apresentada como o país que reivindica Essequibo, sem que haja um julgamento de valor sobre o país.
-
ExxonMobil
A empresa é mencionada em um contexto de oposição às ações de Maduro, mas a descrição 'imperialismo' associada a ela confere um leve tom negativo.
-
Corte Internacional de Justiça
Maduro expressa desrespeito e não reconhecimento às decisões da Corte, o que gera um sentimento negativo em relação à forma como o órgão é tratado no texto.
-
VTV
A emissora é mencionada como o canal onde Maduro transmitiu seu programa, sem atribuição de sentimento.
-
Laudo Arbitral de Paris de 1899
O laudo é mencionado como base para a disputa, sem julgamento de valor sobre ele.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma declaração de Nicolás Maduro sobre a disputa territorial de Essequibo, com um tom de confronto e desrespeito a instituições internacionais. A menção a 'ditador' e 'imperialismo' contribui para um sentimento geral negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo