Taxa Selic foi elevada para 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária. Entidades classificam medida de injustificável, que prejudicará consumo e famílias.
Ler notícia completa no site do autor ↗️Entidades do setor produtivo e sindicatos criticam aumento de juros
Publicado em: Por: iCururupu
Sentimento por Entidade:
-
Confederação Nacional da Indústria (CNI)
A CNI, através de seu presidente, classifica a decisão do Copom como 'injustificável' e afirma que os juros altos vão 'sufocar a economia'.
-
Ricardo Alban
É citado como presidente da CNI, classificando a alta da Selic como 'injustificável' e os juros altos como algo que vai 'sufocar a economia'.
-
Comitê de Política Monetária (Copom)
A decisão do Copom de elevar a Taxa Selic é criticada como 'injustificável' e prejudicial à economia.
-
Banco Central
É criticado por aumentar a taxa de juros, sendo que sua decisão é vista como um contrassenso e prejudicial à economia e ao mercado de trabalho.
-
Associação Paulista de Supermercados (Apas)
A Apas considera que o Banco Central poderia ter tomado outra decisão e que não há justificativas para a taxa de juros neste patamar.
-
Felipe Queiroz
Como economista-chefe da Apas, afirma que não há justificativas para a taxa de juros atual e que uma taxa mais 'civilizada' impulsionaria o crescimento.
-
Associação Comercial de São Paulo (ACSP)
A ACSP informa que a decisão surpreendeu o mercado, mas seu economista justifica a política monetária contracionista devido à inflação subjacente.
-
Ulisses Ruiz de Gamboa
Como economista da ACSP, ele explica a justificativa técnica para a política monetária contracionista, o que o coloca em uma posição neutra, mas com uma explicação que pode ser vista como defensiva da decisão.
-
Central Única dos Trabalhadores (CUT)
A CUT critica a elevação da Selic por dificultar a vida das famílias e transferir recursos para o setor financeiro, além de impactar negativamente o mercado de trabalho.
-
Juvandia Moreira
Como vice-presidenta da CUT, destaca que juros altos desestimulam investimentos e consumo, impactando o mercado de trabalho e a geração de empregos de qualidade.
-
Força Sindical
A Força Sindical considera os juros altos um 'veneno' para a produção e o comércio, além de um convite à especulação.
-
Miguel Torres
Como presidente da Força Sindical, critica a política de juros altos do Copom, prevendo aprofundamento do desemprego e da pobreza.
-
Agência Brasil
É a fonte da notícia, sem opinião própria expressa no texto.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte crítica unânime de diversas entidades produtivas e sindicais ao aumento da Taxa Selic, o que gera um sentimento geral negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo