O Inep considera alfabetizados os estudantes capazes de ler pequenos textos; compreender informações básicas e tirar conclusões, inclusive de materiais visuais.
Ler notícia completa no site do autor ↗️Com 59,2% de crianças alfabetizadas em 2024, Brasil não atinge meta
Publicado em: Por: iCururupu
Sentimento por Entidade:
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Brasil
O país é apresentado como o local onde a meta de alfabetização não foi atingida, com um percentual de crianças alfabetizadas abaixo do esperado.
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Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
A iniciativa é mencionada como o programa que estabelece as metas de alfabetização, sem que o texto a julgue positiva ou negativamente em si mesma.
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Ministério da Educação
O órgão é citado como o responsável por apresentar os dados e por implementar políticas de alfabetização, sem que o texto o critique ou elogie diretamente.
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MEC
A sigla do Ministério da Educação é usada de forma neutra para se referir ao órgão e suas ações.
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Camilo Santana
O ministro é citado explicando a queda no índice e os esforços de recuperação, com suas falas sendo apresentadas como justificativas e planos de ação, o que confere um tom levemente positivo à sua menção.
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Rio Grande do Sul
O estado é apontado como o principal responsável pela não-alcançabilidade da meta nacional devido a uma queda 'absurda' em seus índices de alfabetização, o que gera um sentimento fortemente negativo.
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Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O Inep é mencionado como o órgão vinculado ao MEC que define os critérios de alfabetização, sem que haja julgamento sobre sua atuação.
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Inep
A sigla do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é usada de forma neutra para se referir ao órgão.
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Ceará
O estado é destacado como o que apresentou o melhor percentual de alfabetização, superando metas, o que gera um sentimento fortemente positivo.
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Goiás
O estado é citado como um dos que atingiram percentuais entre 70% e 80%, o que representa um desempenho positivo, embora não tão expressivo quanto o Ceará.
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Minas Gerais
O estado é citado como um dos que atingiram percentuais entre 70% e 80%, o que representa um desempenho positivo.
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Espírito Santo
O estado é citado como um dos que atingiram percentuais entre 70% e 80%, o que representa um desempenho positivo.
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Paraná
O estado é citado como um dos que atingiram percentuais entre 70% e 80%, o que representa um desempenho positivo.
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Amazonas
O estado é listado entre aqueles com menos da metade das crianças alfabetizadas, indicando um desempenho muito baixo e negativo.
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Alagoas
O estado é listado entre aqueles com menos da metade das crianças alfabetizadas, indicando um desempenho muito baixo e negativo.
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Pará
O estado é listado entre aqueles com menos da metade das crianças alfabetizadas, indicando um desempenho muito baixo e negativo.
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Amapá
O estado é listado entre aqueles com menos da metade das crianças alfabetizadas, indicando um desempenho muito baixo e negativo.
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Rio Grande do Norte
O estado é listado entre aqueles com menos da metade das crianças alfabetizadas, indicando um desempenho muito baixo e negativo.
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Sergipe
O estado é listado entre aqueles com menos da metade das crianças alfabetizadas, indicando um desempenho muito baixo e negativo.
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Bahia
O estado é listado entre aqueles com menos da metade das crianças alfabetizadas, indicando um desempenho muito baixo e negativo.
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Kátia Schweickardt
A secretária é citada explicando as estratégias de monitoramento e apoio do MEC, com suas falas apresentadas de forma informativa e sem julgamento.
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Agência Brasil
A agência é mencionada como fonte da notícia, sem que isso implique em qualquer julgamento de valor.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um resultado negativo em relação à meta de alfabetização, com a maioria das crianças não atingindo o objetivo. Embora mencione esforços de recuperação e estados com bom desempenho, o tom geral é de alerta sobre o baixo índice e o não cumprimento da meta.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo