Governo do estado decidiu realizar assembleias na rede de ensino como meio de consulta à comunidade, que envolve alunos, pais e funcionários.
Ler notícia completa no site do autor ↗️Estudantes se articulam contra o modelo cívico-militar em Minas Gerais
Publicado em: Por: iCururupu
Sentimento por Entidade:
-
Escola Estadual Presidente Dutra
A escola é o palco da mobilização estudantil contra o modelo cívico-militar, sendo apresentada como um local de questionamento e resistência.
-
Belo Horizonte
Mencionado como o local onde fica a Escola Estadual Presidente Dutra, sem atribuição de sentimento específico.
-
Horto Florestal
Bairro onde se localiza a escola, sem atribuição de sentimento específico.
-
governo estadual
É retratado como o proponente do modelo cívico-militar, cujas justificativas são questionadas pelos estudantes e especialistas. A suspensão da consulta pelo governador também contribui para uma percepção negativa.
-
governo de Minas Gerais
O governo é apresentado como o responsável pela decisão de implementar o modelo cívico-militar e pela suspensão da consulta pública, o que gera críticas e questionamentos.
-
Romeu Zema
O governador suspendeu o processo de consulta sobre o modelo cívico-militar, o que é apresentado como um ponto de controvérsia e motivação para críticas.
-
Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG)
Mencionado como uma das instituições que o governo propõe inserir no ambiente escolar, sem atribuição de sentimento específico.
-
Polícia Militar
Mencionado como uma das instituições que o governo propõe inserir no ambiente escolar, sem atribuição de sentimento específico.
-
Secretaria de Educação
A secretaria defende o modelo cívico-militar, apresentando dados e argumentos a seu favor, mas o texto também expõe críticas de especialistas e a falta de clareza em alguns de seus argumentos, o que gera uma avaliação ligeiramente negativa.
-
Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (FEPEMG)
O FEPEMG é apresentado como um grupo de especialistas que se pronunciou contra o modelo, divulgando um relatório com críticas contundentes e denúncias, o que confere uma forte conotação positiva à sua atuação no texto.
-
Agência Brasil
A Agência Brasil é a fonte da notícia e buscou esclarecimentos, atuando de forma informativa e investigativa, o que é apresentado de forma neutra a levemente positiva.
-
Letycia Bond
Identificada como repórter da Agência Brasil, responsável pela matéria, o que é uma menção factual e neutra.
-
E.E. Assis Chateaubriand
Citada como uma das escolas que já aderiram ao modelo cívico-militar, sem atribuição de sentimento específico.
-
E.E. Princesa Isabel
Citada como uma das escolas que já aderiram ao modelo cívico-militar, sem atribuição de sentimento específico.
-
E.E. Padre José Maria de Man
Citada como uma das escolas que já aderiram ao modelo cívico-militar, sem atribuição de sentimento específico.
-
E.E. Professora Lígia Maria Magalhães
Citada como uma das escolas que já aderiram ao modelo cívico-militar, sem atribuição de sentimento específico.
-
E.E. dos Palmares
Citada como uma das escolas que já aderiram ao modelo cívico-militar, sem atribuição de sentimento específico.
-
E.E. Wenceslau Braz
Citada como uma das escolas que já aderiram ao modelo cívico-militar, sem atribuição de sentimento específico.
-
E.E. Cônego Osvaldo Lustosa
Citada como uma das escolas que já aderiram ao modelo cívico-militar, sem atribuição de sentimento específico.
-
E.E. Olímpia de Brito
Citada como uma das escolas que já aderiram ao modelo cívico-militar, sem atribuição de sentimento específico.
-
E.E. Governador Bias Fortes
Citada como uma das escolas que já aderiram ao modelo cívico-militar, sem atribuição de sentimento específico.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte crítica ao modelo cívico-militar nas escolas, com depoimentos de estudantes e especialistas apontando desvantagens e riscos. A suspensão da consulta pelo governador e as justificativas apresentadas pelo governo são descritas de forma a reforçar a percepção negativa do modelo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo