Meta está prevista na nova Política Nacional de Leitura e Escrita
Ler notícia completa no site do autor ↗️Governo propõe ampliar em 10% as bibliotecas escolares a cada ano até 2035
Publicado em: Por: iCururupu
Sentimento por Entidade:
-
Fernanda Melchionna
A deputada é apresentada como defensora da retomada de investimentos e de políticas de fomento à leitura, solicitando a audiência e propondo o uso de emendas parlamentares. Sua fala é descrita como um caminho para reverter o "retrocesso nas políticas de leitura", indicando uma visão positiva sobre sua atuação no contexto da matéria.
-
Ministério da Cultura
O ministério é o proponente das metas da nova Política Nacional de Leitura e Escrita, com planos de expansão de bibliotecas e distribuição de livros, além de modernização e fomento à tradução de obras brasileiras. As ações são apresentadas como positivas e necessárias para reverter a queda no índice de leitores.
-
Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados é o local onde ocorreu a audiência pública que divulgou as metas, e a menção à sua estrutura (Vinicius Loures/Câmara dos Deputados) é neutra, mas a audiência em si é um palco para a discussão e aprovação de políticas públicas, o que confere um leve tom positivo ao órgão no contexto da notícia.
-
Comissão de Educação da Câmara
A comissão sediou a audiência pública onde as metas foram apresentadas, sendo um espaço institucional para o debate e avanço de políticas educacionais e culturais, o que confere um leve tom positivo.
-
Participa + Brasil
A plataforma é mencionada como o local onde as metas estarão em consulta pública, indicando um canal de participação cívica e transparência governamental, o que é visto de forma ligeiramente positiva.
-
Fabiano Piuba
Fabiano Piuba, do Ministério da Cultura, é apresentado como porta-voz das metas e investimentos do governo na área de leitura e bibliotecas. Suas declarações sobre a distribuição de livros, modernização de bibliotecas e o programa de bolsas de tradução são descritas de forma positiva, destacando a retomada de investimentos e a preocupação com a queda de leitores.
-
Fundação Biblioteca Nacional
A fundação é mencionada como parceira do programa de bolsas de tradução e difusão da literatura brasileira, que teve investimentos retomados, o que confere um tom positivo à sua atuação no contexto da notícia.
-
Secretaria de Formação Livro e Leitura
A secretaria é citada como parceira da Fundação Biblioteca Nacional no programa de bolsas de tradução e difusão da literatura brasileira, indicando uma colaboração em ações positivas para a área.
-
Psol-RS
O partido é mencionado através de sua representante, Fernanda Melchionna, que defende políticas de fomento à leitura e critica o desinvestimento anterior. A associação com a deputada que atua ativamente na pauta confere um leve tom positivo.
-
Governo anterior
O governo anterior é criticado por ter zerado os investimentos no programa de bolsas de tradução e por um período de "desinvestimento na leitura", o que resultou em "retrocesso nas políticas de leitura" e na situação assustadora de ter mais não-leitores do que leitores.
-
Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares de 2019
A pesquisa é citada para embasar a informação de que 63% das escolas brasileiras não têm biblioteca, o que é um dado negativo que justifica as propostas do governo. O dado em si é um reflexo de um problema, mas a pesquisa é usada para fundamentar a necessidade de ação.
-
Agência Câmara Notícias
A agência é a fonte da notícia, um órgão de imprensa que fornece informações sobre as atividades legislativas, o que é neutro, mas a divulgação de informações relevantes para a sociedade confere um leve tom positivo.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um tom majoritariamente positivo ao detalhar propostas e metas do governo para a área de leitura e bibliotecas, com menções a investimentos e planos de expansão. Há uma preocupação expressa com a queda no índice de leitores, mas as propostas são apresentadas como soluções para reverter esse quadro.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo