Especialistas cobram trabalho conjunto dos três Poderes e punição de agressores
Ler notícia completa no site do autor ↗️Estudos trazem novos dados sobre violência de gênero na política
Publicado em: Por: iCururupu
Sentimento por Entidade:
-
Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados é mencionada como o local onde os estudos foram lançados e onde a violência política de gênero ocorre, sem que o órgão em si seja avaliado positivamente ou negativamente no texto.
-
Secretaria da Mulher
A Secretaria da Mulher é mencionada como apoiadora do evento, o que sugere uma associação positiva com a causa abordada.
-
Instituto Marielle Franco
O Instituto Marielle Franco é apresentado como o realizador de uma pesquisa importante que traz dados inéditos sobre violência política de gênero no âmbito digital, o que confere uma conotação positiva ao seu trabalho.
-
Regime de Ameaça: Violência Política de Gênero e Raça no Âmbito Digital
O estudo é apresentado como relevante por trazer dados inéditos e mapear a violência política digital, conferindo um valor positivo à sua contribuição para o debate.
-
Marielle Franco
Marielle Franco é mencionada no contexto de seu assassinato, que serve como um padrão simbólico e violento para ameaças a outras mulheres, e também como nome de um instituto e plano de enfrentamento à violência, o que a associa diretamente a um evento trágico e à luta contra a violência política de gênero.
-
Instituto Alziras
O Instituto Alziras é apresentado como divulgador de um monitor de violência política de gênero e raça, o que o associa a uma iniciativa relevante para a análise e combate desse problema.
-
Monitor de Violência Política de Gênero e Raça 2025
O monitor é citado como uma avaliação da efetividade da lei e um panorama de ações penais, o que lhe confere uma utilidade e relevância.
-
Luyara Franco
Luyara Franco, filha de Marielle Franco e diretora-executiva do Instituto Marielle Franco, é citada por destacar a necessidade de trabalho conjunto e de fazer valer a legislação existente, o que a posiciona como uma voz ativa na luta contra a violência política de gênero.
-
TSE
O TSE é mencionado como um órgão que precisa colocar em prática o Plano Nacional Marielle Franco, sem que haja uma avaliação direta de sua atuação no texto.
-
Michelle Ferreti
Michelle Ferreti, diretora do Instituto Alziras, é citada por reforçar a necessidade de responsabilizar agressores e a cooperação entre órgãos, o que a posiciona como uma defensora da efetividade das leis e da segurança das mulheres na política.
-
Socorro Neri
Socorro Neri, deputada e coordenadora de um eixo sobre violência no Observatório Nacional da Mulher na Política, é citada por destacar que a violência impede a participação plena das mulheres e que o ambiente político precisa ser seguro, o que a posiciona como uma voz importante na defesa da participação feminina na política.
-
PP-AC
O PP-AC é mencionado apenas como a afiliação partidária da deputada Socorro Neri, sem que o partido em si seja avaliado.
-
Observatório Nacional da Mulher na Política
O Observatório Nacional da Mulher na Política é mencionado através de sua coordenadora, que destaca a importância de um ambiente político seguro para as mulheres, associando o observatório a essa causa.
-
Agência Câmara Notícias
A Agência Câmara Notícias é citada como a fonte/crédito da notícia, sem que seu conteúdo ou atuação sejam avaliados.
-
Sentimento Geral
O texto aborda um tema grave e preocupante, a violência de gênero na política, com dados que indicam a gravidade e a sistemicidade do problema. Embora mencione esforços e estudos para combater essa violência, o tom geral é de alerta e constatação de um cenário ainda desafiador e com pouca efetividade em termos de punição, o que gera um sentimento predominantemente negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo