Dados mostram que brasileiros de 25 a 64 anos que concluem o ensino superior ganham, em média, 148% a mais do que aqueles que têm...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Ensino superior no Brasil pode mais que dobrar salário
Publicado em: Por: iCururupu
Sentimento por Entidade:
-
Brasil
O Brasil é retratado em comparação com países da OCDE, e os dados apresentados sobre evasão, conclusão de curso, taxa de NEET e investimento em ensino superior são, em geral, piores que a média, gerando um sentimento negativo em relação ao desempenho do país nesses quesitos.
-
Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico
A OCDE é a fonte dos dados e do relatório, sendo apresentada como uma organização que reúne economias importantes e que fornece informações relevantes para a análise do cenário educacional global e do Brasil. O tom é informativo e neutro.
-
OCDE
A OCDE é a fonte dos dados e do relatório, sendo apresentada como uma organização que reúne economias importantes e que fornece informações relevantes para a análise do cenário educacional global e do Brasil. O tom é informativo e neutro.
-
Argentina
Mencionada como um dos países parceiros da OCDE cujos dados educacionais são reunidos no relatório. A menção é puramente informativa e não carrega juízo de valor.
-
Bulgária
Mencionada como um dos países parceiros da OCDE cujos dados educacionais são reunidos no relatório. A menção é puramente informativa e não carrega juízo de valor.
-
China
Mencionada como um dos países parceiros da OCDE cujos dados educacionais são reunidos no relatório. A menção é puramente informativa e não carrega juízo de valor.
-
Croácia
Mencionada como um dos países parceiros da OCDE cujos dados educacionais são reunidos no relatório. A menção é puramente informativa e não carrega juízo de valor.
-
Índia
Mencionada como um dos países parceiros da OCDE cujos dados educacionais são reunidos no relatório. A menção é puramente informativa e não carrega juízo de valor.
-
Indonésia
Mencionada como um dos países parceiros da OCDE cujos dados educacionais são reunidos no relatório. A menção é puramente informativa e não carrega juízo de valor.
-
Peru
Mencionada como um dos países parceiros da OCDE cujos dados educacionais são reunidos no relatório. A menção é puramente informativa e não carrega juízo de valor.
-
Romênia
Mencionada como um dos países parceiros da OCDE cujos dados educacionais são reunidos no relatório. A menção é puramente informativa e não carrega juízo de valor.
-
Arábia Saudita
Mencionada como um dos países parceiros da OCDE cujos dados educacionais são reunidos no relatório. A menção é puramente informativa e não carrega juízo de valor.
-
África do Sul
Mencionada como um dos países parceiros da OCDE cujos dados educacionais são reunidos no relatório. O texto também a cita como um país onde concluir o ensino superior proporciona um salário significativamente maior, o que é um dado positivo para o país em si, mas a menção no contexto geral é comparativa.
-
Colômbia
Mencionada como um país onde concluir o ensino superior proporciona um salário significativamente maior do que ter apenas o ensino médio, comparando-a com o Brasil. A menção é puramente informativa e comparativa.
-
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
É a fonte de dados sobre a porcentagem de brasileiros com ensino superior. A menção é informativa e neutra.
-
IBGE
É a fonte de dados sobre a porcentagem de brasileiros com ensino superior. A menção é informativa e neutra.
-
Mathias Cormann
É citado como secretário-geral da OCDE, e suas declarações sobre os desafios do ensino superior e sugestões de melhoria são apresentadas de forma a agregar valor e indicar caminhos para a resolução dos problemas. O tom é de autoridade e propositivo.
-
Mariana Tokarnia
É a repórter da Agência Brasil, creditada como fonte/autora do texto. A menção é puramente informativa.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta dados que, em geral, mostram um cenário de desafios para o ensino superior no Brasil, com altas taxas de abandono e evasão, baixos índices de conclusão e menor investimento comparado a outros países, apesar de o diploma impactar positivamente o salário. Há uma comparação desfavorável com a média da OCDE em vários aspectos, o que gera um tom predominantemente crítico e preocupado.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo