Estudo do Banco Central estima que taxa de desemprego poderia ser até 1,2 ponto percentual maior se trabalhadores de aplicativos não tivessem essa alternativa.
Ler notícia completa no site do autor ↗️Número de trabalhadores por aplicativo cresceu 170% em 10 anos, diz BC
Publicado em: Por: iCururupu
Sentimento por Entidade:
-
Banco Central
O Banco Central é apresentado como a fonte dos cálculos e análises, com suas conclusões sobre o impacto positivo na ocupação sendo mencionadas. No entanto, o texto também introduz a perspectiva da precarização, que contrapõe a visão positiva do BC, mantendo o sentimento neutro para o órgão.
-
Fairwork Brasil
O relatório do Fairwork Brasil é citado para mostrar que nenhum aplicativo cumpriu padrões mínimos de trabalho decente, com foco na remuneração justa, o que é uma crítica direta e forte.
-
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
O Ipea é mencionado por um estudo que aponta para jornadas mais longas, menor contribuição previdenciária e queda na renda média dos trabalhadores de aplicativos, indicando uma visão negativa sobre a precarização.
-
Agência Brasil
A Agência Brasil é a fonte da reportagem e não é avaliada em termos de sentimento no texto.
-
Mariana Tokarnia
Mariana Tokarnia é a repórter da Agência Brasil e sua menção é apenas para crédito da matéria, sem avaliação de sentimento.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta dados sobre o crescimento do trabalho por aplicativo e sua contribuição para a ocupação, mas também destaca a precarização e a queda na renda, resultando em um sentimento geral levemente negativo devido ao contraponto entre crescimento e precarização.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo