Professores apontam que "desintoxicação" já produziu resultados, como aumento das notas dos alunos.
Ler notícia completa no site do autor ↗️Sem celulares, desempenho escolar e socialização melhoram no Rio
Publicado em: Por: iCururupu
Sentimento por Entidade:
-
Priscila Henriques Lopes da Silva
A estudante é apresentada como alguém que superou um 'vício' em celular, indicando uma mudança positiva em sua relação com o aparelho e, por extensão, com suas atividades escolares e sociais. A narrativa sobre ela é de superação e melhora.
-
Sophia Magalhaes de Lima
A estudante demonstra uma percepção de que não precisa do celular para se divertir, indicando uma mudança de comportamento e uma melhora na sua forma de socializar e encontrar lazer, o que é retratado de forma positiva.
-
Prefeitura do Rio de Janeiro
A prefeitura é retratada como a iniciadora de uma medida positiva (proibição do celular em escolas) que gerou resultados mensuráveis e benéficos para o desempenho escolar e a socialização dos alunos.
-
Rio de Janeiro
A cidade é o palco onde a medida de proibição do celular em escolas foi implementada e gerou resultados positivos, sendo associada a melhorias na educação e na vida social dos estudantes.
-
Enzo Sabino Silva Cascardo
O estudante relata a situação anterior à proibição de forma crítica (perda de aulas, falta de atenção, recreios sem interação) e, embora mencione a chateação inicial com a proibição, sua narrativa se alinha com a ideia de regeneração da vida escolar, culminando em uma melhora percebida.
-
Secretaria Municipal de Educação
A secretaria é apresentada como a fonte dos dados que comprovam o avanço no desempenho dos alunos, conferindo credibilidade e validade aos resultados positivos da proibição.
-
Universidade de Stanford
A universidade é mencionada como a instituição que validou os dados da prefeitura através de métodos estatísticos, conferindo um selo de rigor científico e credibilidade à análise dos resultados.
-
Renan Ferreirinha
O secretário de Educação é apresentado como a voz oficial que explica os resultados positivos da proibição, utilizando dados e metáforas para reforçar o sucesso da medida e defendendo futuras restrições tecnológicas, o que o posiciona de forma muito favorável.
-
Tauana Vitória Vidal Fonseca
A aluna é um exemplo direto do impacto positivo da proibição, relatando melhora significativa em suas notas, especialmente em matemática, e atribuindo isso à maior atenção às aulas após a restrição do celular.
-
Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Reverendo Martin Luther King
A escola é o local onde a proibição foi implementada e onde os resultados positivos são observados e relatados por alunos, diretora e professores, servindo como um estudo de caso bem-sucedido.
-
Joana Posidônio Rosa
A diretora relata os desafios iniciais da implementação da medida, mas enfatiza a adesão das famílias e a regeneração da vida escolar, mostrando-se uma gestora que implementou com sucesso uma política benéfica.
-
WhatsApp
O WhatsApp é mencionado como uma ferramenta de comunicação utilizada pela escola para engajar as famílias na implementação da medida, tendo um papel neutro a ligeiramente positivo como facilitador da comunicação e adesão.
-
Aluísio Barreto da Silva
O professor descreve o impacto negativo do celular na atenção dos alunos e a melhora rápida após a proibição, reforçando a tese de que a medida foi eficaz e trouxe de volta o professor como emissor principal de mensagens na sala de aula.
-
Ana Julia da Silva
A aluna relata uma melhora significativa em seu comportamento e autoconsciência após a proibição, entendendo que não tinha direito de gravar crianças brigando e postar nas redes, o que demonstra um desenvolvimento pessoal e social positivo atribuído à nova dinâmica escolar.
-
Agência Brasil
A agência é a fonte da reportagem e, ao apresentar os fatos, os depoimentos e os dados de forma clara e organizada, confere credibilidade à notícia e ao tema abordado.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão predominantemente positiva sobre a proibição do uso de celulares em escolas, destacando melhorias no desempenho acadêmico e na socialização dos alunos, com depoimentos e dados que corroboram essa perspectiva.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo