Secretária de Educação do Rio Grande do Sul, além de reconstruir os prédios, é preciso preparar toda a comunidade escolar para tempestades, alagamentos e outros fenômenos.
Ler notícia completa no site do autor ↗️Comunidades ajudam a reconstruir escolas resilientes a crise climática
Publicado em: Por: iCururupu
Sentimento por Entidade:
-
Rio Grande do Sul
O estado é apresentado como o epicentro dos desastres climáticos e da subsequente reconstrução e adaptação, com menções a eventos negativos, mas também como um laboratório de aprendizado e resiliência.
-
Raquel Teixeira
A secretária estadual de Educação é retratada como uma figura proativa e articulada, liderando o plano de contingência e compartilhando experiências em fóruns internacionais. Suas falas são citadas como fundamentais para a estratégia.
-
Secretaria de Educação
A secretaria é mencionada como uma das instituições afetadas pelas enchentes e como o órgão responsável pela implementação de planos de contingência e reconstrução.
-
Banco Mundial
O Banco Mundial é apresentado como um parceiro fundamental na identificação de escolas vulneráveis e no mapeamento de riscos, indicando um apoio positivo à iniciativa.
-
Japão
O Japão é citado como um exemplo de país que aprendeu a conviver com tsunamis, servindo de inspiração para o Rio Grande do Sul em sua adaptação climática.
-
Califórnia
A Califórnia é mencionada como um exemplo de localidade que aprendeu a conviver com terremotos, servindo de inspiração para o Rio Grande do Sul.
-
Itália
A Itália é citada como um exemplo de país que aprendeu a conviver com vulcões, servindo de inspiração para o Rio Grande do Sul.
-
Fundação Santillana
A fundação é apresentada como promotora de um fórum importante sobre sustentabilidade e educação e como organizadora do Prêmio Escolas Sustentáveis, indicando um papel ativo e positivo.
-
Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI)
A OEI é mencionada como promotora de um fórum sobre sustentabilidade e educação e como organizadora do Prêmio Escolas Sustentáveis, indicando um papel ativo e positivo.
-
Japão
O Japão é citado como um exemplo de país que aprendeu a conviver com tsunamis, servindo de inspiração para o Rio Grande do Sul em sua adaptação climática.
-
Valência
Valência é apresentada como uma cidade que também foi afetada por tempestades, onde a experiência do Rio Grande do Sul foi compartilhada, indicando uma conexão e aprendizado mútuo.
-
José Picó
O arquiteto espanhol é retratado como um especialista que trabalhou na reconstrução de escolas, defendendo a adaptação às necessidades da comunidade e a integração com a natureza, com um papel construtivo e inovador.
-
Espacios Maestros
O escritório de arquitetura é apresentado como o responsável por projetos de escolas reformadas, com foco em necessidades comunitárias, sustentabilidade e bem-estar, indicando um trabalho positivo.
-
Institución Educativa Comercial de Envigado
A instituição colombiana é destacada como vencedora de um prêmio internacional por seu projeto socioambiental, recebendo reconhecimento e financiamento, o que a posiciona de forma muito positiva.
-
Colômbia
A Colômbia é mencionada como um país com projetos premiados de escolas sustentáveis e políticas públicas de educação ambiental, indicando um avanço na área.
-
Escola Estadual Brasil
A escola brasileira é apresentada como finalista de um prêmio internacional por seu projeto pioneiro de alerta precoce, recebendo reconhecimento por sua inovação.
-
Limeira
Limeira é mencionada como a localização da Escola Estadual Brasil, finalista de um prêmio, associando a cidade a uma iniciativa de destaque.
-
Creche Municipal Magdalena Arce Daou
O centro educacional em Manaus é destacado como finalista de um prêmio por seu projeto que combina sustentabilidade, arte e inclusão, recebendo reconhecimento por sua abordagem inovadora.
-
Manaus
Manaus é mencionada como a localização da Creche Municipal Magdalena Arce Daou, finalista de um prêmio, associando a cidade a uma iniciativa de destaque.
-
Mariana Tokarnia
A repórter da Agência Brasil é mencionada como a fonte da notícia, sem que haja uma avaliação de seu trabalho ou conteúdo específico no texto.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um tom predominantemente positivo e construtivo ao abordar a reconstrução de escolas e a adaptação a desastres climáticos, destacando a resiliência e a colaboração comunitária. Há menções a eventos negativos (enchentes, mortes), mas o foco principal é nas soluções e no aprendizado.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
