Os contratos de concessão que incluiam a manutenção dos orelhões foram firmados em 1998 e chegaram ao fim em 2025; novos compromissos preveem extinção em três anos.
Ler notícia completa no site do autor ↗️Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Publicado em: Por: iCururupu
Sentimento por Entidade:
-
Chu Ming Silveira
A arquiteta é mencionada apenas como a designer do orelhão, sem juízo de valor sobre sua pessoa ou obra no contexto da notícia.
-
Anatel
A Anatel é apresentada como a agência responsável pela regulamentação e esclarecimento sobre o fim dos orelhões, o que confere um tom neutro a levemente positivo por seu papel informativo e de organização do processo.
-
Oi
A Oi é mencionada em um contexto de crise financeira e processo de falência, e como a concessionária com maior número de orelhões, o que introduz um elemento de instabilidade e dificuldade associado à empresa.
-
Vivo
A Vivo é listada como uma das empresas que desligarão suas redes de orelhões, sem atribuição de características positivas ou negativas no texto.
-
Algar
A Algar é listada como uma das empresas que desligarão suas redes de orelhões, sem atribuição de características positivas ou negativas no texto.
-
Claro/Telefônica
A Claro/Telefônica é listada como uma das empresas que desligarão suas redes de orelhões, sem atribuição de características positivas ou negativas no texto.
-
Sercomtel
A Sercomtel é mencionada como a empresa que opera orelhões em Londrina e Tamarana, com uma ressalva sobre a necessidade de adaptação para sua retirada, o que é uma informação factual sem carga emocional.
-
Agência Brasil
A Agência Brasil é citada como fonte da reportagem e em referência a fotos, sendo um elemento neutro de atribuição de crédito.
-
Sentimento Geral
O texto é predominantemente informativo, descrevendo o fim dos orelhões no Brasil. Não há um tom claramente positivo ou negativo, mas sim uma apresentação de fatos, cronogramas e motivações por trás da decisão.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
