E é dever do estado garantir que essas mãos não sejam esquecidas, ignoradas ou descartadas após as festas.
Ler notícia completa no site do autor ↗️Artigo: Por Wesley Sousa
Publicado em: Por: iMaranhenseSentimento por Entidade:
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Wesley Sousa
O autor é apresentado como professor, músico e ativista político, o que confere credibilidade ao seu posicionamento crítico sobre a valorização cultural.
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Instituto Federal do Maranhão
Mencionado como a afiliação profissional do autor, o que confere um contexto de autoridade ao artigo.
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Imesc
Citado como fonte de dados econômicos sobre o São João, conferindo credibilidade à informação apresentada.
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Maranhão
O estado é retratado como tendo uma riqueza cultural inegável, mas que sofre com a falta de políticas públicas de valorização para seus mestres da cultura, gerando um sentimento de abandono e precariedade.
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Coxinho
O mestre é apresentado como um ícone do Bumba-meu-boi e autor de um hino cultural, mas sua trajetória é marcada pela precariedade, invisibilidade e falta de reconhecimento material, culminando em uma morte na miséria.
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Bartolomeu dos Santos
Nome completo de Mestre Coxinho, a descrição de sua vida e morte na precariedade e sem direitos autorais respeitados gera um sentimento negativo.
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Patativa
A cantora e compositora é descrita como um ícone do samba maranhense, mas enfrentou grandes desafios e não teve sua dignidade garantida pelo reconhecimento público de sua obra.
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Mestre Abel
Mencionado como um dos mestres cujas vidas foram marcadas pela ausência de políticas públicas consistentes de valorização, apesar de suas criações atravessarem gerações.
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Mestre Apolônio
Mencionado como um dos mestres cujas vidas foram marcadas pela ausência de políticas públicas consistentes de valorização, apesar de suas criações atravessarem gerações.
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Dona Teté
Mencionada como uma das mestras cujas vidas foram marcadas pela ausência de políticas públicas consistentes de valorização, apesar de suas criações atravessarem gerações.
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Mestre Osório Neto
Mencionado como um dos mestres cujas vidas foram marcadas pela ausência de políticas públicas consistentes de valorização, apesar de suas criações atravessarem gerações.
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Ceará
O estado é citado como exemplo positivo de avanço na implementação de programas estruturados de valorização e proteção aos mestres da cultura popular.
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Pernambuco
O estado é citado como exemplo positivo de avanço na implementação de programas estruturados de valorização e proteção aos mestres da cultura popular.
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Paraíba
O estado é citado como exemplo positivo de avanço na implementação de programas estruturados de valorização e proteção aos mestres da cultura popular.
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Piauí
O estado é citado como exemplo positivo de avanço na implementação de programas estruturados de valorização e proteção aos mestres da cultura popular.
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Alagoas
O estado é citado como exemplo positivo de avanço na implementação de programas estruturados de valorização e proteção aos mestres da cultura popular.
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Rio de Janeiro
O estado é citado como exemplo positivo de avanço na implementação de programas estruturados de valorização e proteção aos mestres da cultura popular.
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Recife
A capital é citada como exemplo positivo de avanço na implementação de programas estruturados de valorização e proteção aos mestres da cultura popular.
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Maceió
A capital é citada como exemplo positivo de avanço na implementação de programas estruturados de valorização e proteção aos mestres da cultura popular.
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Prefeitura de São Luís
É alvo de uma petição pública que solicita a criação de políticas de reconhecimento e valorização dos mestres da cultura, indicando uma demanda por ação e melhoria.
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Governo do Estado
É alvo de uma petição pública que solicita a criação de políticas de reconhecimento e valorização dos mestres da cultura, indicando uma demanda por ação e melhoria.
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iMaranhense
Mencionado apenas como responsável pela publicação do artigo, sem juízo de valor sobre a instituição em si.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um tom crítico e de denúncia sobre a falta de valorização dos mestres da cultura popular no Maranhão, apesar do reconhecimento da importância cultural e econômica dessas manifestações. A ausência de políticas públicas efetivas e a precariedade vivida por muitos artistas geram um sentimento geral negativo.
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