Eles foram ouvidos em seminário promovido pela Câmara no início do mês
Ler notícia completa no site do autor ↗️Especialistas defendem currículos educacionais feitos por técnicos e focados em conhecimentos específicos
Publicado em: Por: iMaranhenseSentimento por Entidade:
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Nuno Crato
É apresentado como ex-ministro de Educação e Ciência de Portugal que defende currículos mais exigentes e focados em conhecimentos essenciais, associando essa abordagem ao aumento do desempenho dos estudantes portugueses até 2015.
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Pedro Caldeira
É apresentado como professor que critica a BNCC por não ter sido construída por especialistas e por sua extensão, defendendo que a elaboração de currículos fique a cargo dos estados.
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Paula Louzano
É mencionada como alguém que compara o currículo chileno, definido por um conselho de especialistas, com o brasileiro, indicando um desempenho superior dos estudantes chilenos em avaliações internacionais.
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Adriana Ventura
É apresentada como deputada que pediu a realização do seminário e que pretende levar as discussões para a Comissão de Educação, indicando uma postura de engajamento com o tema.
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Comissão de Educação da Câmara
É o órgão que realizou o seminário, sendo o palco das discussões, mas não há um sentimento explícito associado a ele no texto.
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Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
É criticada por especialistas por não ter sido construída por técnicos e por sua extensão, sendo considerada não objetiva e com exemplos de conteúdos pouco realistas.
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Universidade Diego Portales
É a instituição à qual Paula Louzano pertence, mencionada em um contexto comparativo sem atribuição de sentimento.
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Universidade Federal do Triângulo Mineiro
É a instituição à qual Pedro Caldeira pertence, mencionada em um contexto de sua fala sem atribuição de sentimento.
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Novo-SP
É o partido ao qual a deputada Adriana Ventura pertence, mencionado em seu nome sem atribuição de sentimento.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma crítica generalizada à forma como os currículos educacionais são construídos no Brasil, com especialistas defendendo a primazia de técnicos e conhecimentos específicos em detrimento de competências e audiências públicas. A menção à queda de desempenho em Portugal após mudanças curriculares e a comparação com o Chile reforçam um tom de insatisfação com o modelo brasileiro.
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