As montadoras de carros sediadas no Brasil apoiaram a decisão do governo que reduziu o prazo para estabelecer em 35% a alíquota de importação de veículos elétricos ou híbridos desmontados e que fixou cota...
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Publicado em: Por: iMaranhenseSentimento por Entidade:
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Montadoras de carros sediadas no Brasil
São apresentadas como apoiadoras da decisão do governo, buscando proteger o mercado nacional.
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Governo
A decisão do governo é vista como um meio-termo, acatando parcialmente as demandas das montadoras e dos importadores, o que gera um sentimento neutro a levemente positivo.
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BYD
É apresentada como a principal opositora à decisão do governo e criticada pelas montadoras estabelecidas, que a acusam de concorrência desleal e de 'chantagear' o governo. A BYD também faz declarações agressivas contra as montadoras.
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Toyota
É uma das montadoras que pediram ao governo para limitar importações e que enviou carta ao presidente, indicando apoio à política de restrição, o que gera um sentimento levemente positivo.
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General Motors
É uma das montadoras que pediram ao governo para limitar importações e que enviou carta ao presidente, indicando apoio à política de restrição, o que gera um sentimento levemente positivo.
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Volkswagen
É uma das montadoras que pediram ao governo para limitar importações e que enviou carta ao presidente, indicando apoio à política de restrição, o que gera um sentimento levemente positivo.
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Stellantis
É uma das montadoras que pediram ao governo para limitar importações e que enviou carta ao presidente, indicando apoio à política de restrição, o que gera um sentimento levemente positivo.
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Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores
A Anfavea é apresentada como a porta-voz das montadoras nacionais, que apoiaram a decisão do governo e agradeceram os ministérios envolvidos, buscando proteger a indústria nacional.
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Igor Calvet
Como presidente da Anfavea, ele agradece a decisão do governo e a considera o 'máximo aceitável', defendendo a indústria nacional, o que gera um sentimento positivo.
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Gecex
O Gecex é apresentado como o comitê que tomou a decisão, buscando adequar a política tarifária aos investimentos esperados, o que gera um sentimento neutro a levemente positivo.
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Câmara de Comércio Externo
A Camex, através do Gecex, é apresentada como o órgão que tomou a decisão, buscando adequar a política tarifária aos investimentos esperados, o que gera um sentimento neutro a levemente positivo.
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Camaçari (BA)
É mencionado como o local onde a BYD está construindo sua fábrica, sem conotação positiva ou negativa.
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Luiz Inácio Lula da Silva
É mencionado como o destinatário de uma carta enviada pelas montadoras, sem que sua posição ou ação seja avaliada no texto.
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GWM
É citada como uma empresa chinesa que está abrindo fábrica no Brasil, adquirindo uma planta fechada, o que é visto como um resultado positivo da política governamental.
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Indianópolis (SP)
É mencionado como o local onde a GWM está instalando sua fábrica, sem conotação positiva ou negativa.
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Ford
É mencionada como a proprietária anterior da fábrica adquirida pela BYD em Camaçari, sem que sua atuação seja avaliada no texto.
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Geraldo Alckimin
Como vice-presidente e ministro, ele apresenta os resultados positivos da política governamental de incentivo à instalação de fábricas no Brasil, o que gera um sentimento positivo.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma disputa entre montadoras estabelecidas e novas entrantes (BYD) sobre a política de importação de carros elétricos. Há apoio das montadoras à decisão do governo, mas a BYD a critica. O tom geral é informativo, com um leve viés positivo para as montadoras estabelecidas devido ao apoio à decisão governamental.
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