O projeto do novo Plano Nacional de Educação (PNE) ainda está em análise na Câmara dos Deputados. Os senadores, porém, já debatem o PL 2.614/2024 ...
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Publicado em: Por: iMaranhenseSentimento por Entidade:
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Câmara dos Deputados
O órgão é mencionado como o local onde o projeto do novo PNE ainda está em análise, sem juízo de valor específico.
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Senado Federal
O Senado é apresentado como um órgão que já debate o PNE e promove audiências públicas sobre o tema, indicando uma atuação proativa e de debate, o que confere um leve tom positivo.
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Plano Nacional de Educação
O PNE é descrito como um documento essencial para a política educacional, com diretrizes e metas importantes. Há uma expectativa de que o novo plano seja um avanço, embora com ressalvas sobre a necessidade de aperfeiçoamentos, o que gera um sentimento levemente positivo.
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Ministério da Educação
O ministério é citado como o responsável pela elaboração do texto do projeto, sem que haja uma avaliação específica de sua atuação no texto.
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Lei 13.005, de 2014
A lei é mencionada como o atual PNE que teve sua vigência prorrogada por não ter sido cumprida integralmente, o que gera um sentimento levemente negativo.
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Lei 14.934, de 2024
A lei é citada como a que prorrogou a vigência do PNE atual, sem juízo de valor sobre seu conteúdo ou impacto.
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Comissão de Educação e Cultura (CE)
A comissão é apresentada como promotora de audiências públicas para debater o PNE, indicando uma atuação relevante e de engajamento no tema.
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Flávio Arns
O senador é citado como ex-presidente da CE que apresentou requerimentos e dirigiu audiências, indicando uma participação ativa no debate do PNE.
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PSB-PR
O partido é mencionado apenas como afiliação de Flávio Arns, sem qualquer juízo de valor.
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Teresa Leitão
A senadora é apresentada como a atual presidente da CE que dirige as audiências e prioriza o debate do PNE, tendo uma visão positiva sobre o plano como fruto de debate social. Sua declaração e atuação conferem um sentimento positivo.
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PT-PE
O partido é mencionado apenas como afiliação de Teresa Leitão, sem qualquer juízo de valor.
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TV Senado
A emissora é citada como fonte da declaração da senadora Teresa Leitão, sem qualquer juízo de valor.
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Fórum Nacional de Educação (FNE)
A entidade é citada através de sua vice-coordenadora, Miriam Fábia Alves, que apresenta uma crítica construtiva ao plano, sem que a entidade em si seja avaliada.
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Miriam Fábia Alves
A especialista é citada por fazer uma crítica construtiva ao plano, apontando que ele precisa avançar mais em relação a temas como crise climática, o que não a qualifica como positiva ou negativa em si, mas sim seu comentário.
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Fórum Nacional de Diretores de Faculdades de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (Forumdir)
A entidade é citada através de sua presidente, Lueli Nogueira Duarte e Silva, que reconhece méritos no projeto, mas aponta lacunas, sem que a entidade em si seja avaliada.
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Lueli Nogueira Duarte e Silva
A representante do Forumdir reconhece demandas atendidas, mas aponta lacunas e proposições insuficientes no plano, o que configura uma crítica construtiva e não um sentimento negativo ou positivo direto sobre ela.
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Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/2019
O projeto é classificado como fundamental para a execução do próximo PNE e alinha políticas entre os entes da federação, o que confere um sentimento positivo.
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Sistema Nacional de Educação (SNE)
O SNE é considerado fundamental para a execução do PNE e viabiliza o planejamento e execução de políticas públicas em colaboração entre os governos, o que gera um sentimento positivo.
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Alessio Costa Lima
O presidente da Undime alerta sobre a necessidade de aprovação conjunta do PNE e SNE para evitar descompassos, o que é uma colocação técnica e sem juízo de valor sobre ele.
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União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)
A entidade é citada através de seu presidente, Alessio Costa Lima, que faz um alerta técnico sobre a aprovação do PNE e SNE, sem que a entidade em si seja avaliada.
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A Construção do Novo Plano Nacional de Educação: reflexões a partir do PL 2.614/2024
O estudo é apresentado como uma publicação do Senado que elogia o debate precoce no Senado e destaca a necessidade de responsabilização, indicando uma análise positiva e construtiva.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um tom predominantemente informativo sobre o debate em torno do novo Plano Nacional de Educação (PNE), com opiniões diversas de especialistas e políticos. Há uma expectativa geral positiva em relação à proposta, mas também críticas construtivas sobre a necessidade de aperfeiçoamentos e cumprimento das metas financeiras e de conteúdo.
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