A conta de luz mais cara pressionou a inflação oficial no mês de julho, fazendo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechar em 0,26%, acima do registrado em maio (0,24%). O preço dos...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Inflação fecha julho em 0,26%; alimentos caem pela segundo mês seguido
Publicado em: Por: iMaranhenseSentimento por Entidade:
-
IPCA
O índice é apresentado como pressionado pela conta de luz e acima da meta, com uma taxa acumulada de 5,23% em 12 meses, fora do centro da meta de 3%.
-
IBGE
O instituto é a fonte dos dados divulgados, com uma menção neutra à sua função de divulgação de informações.
-
Fernando Gonçalves
É citado como gerente da pesquisa e suas falas são usadas para explicar os dados, com uma apresentação neutra de suas opiniões e análises.
-
governo
O governo é mencionado como responsável pela determinação da bandeira tarifária vermelha para custear usinas termelétricas, o que pressionou a inflação. A menção ao 'tarifaço imposto pelo governo dos EUA' também adiciona uma conotação negativa, embora o impacto no Brasil ainda não seja claro.
-
EUA
É mencionado em relação a um 'tarifaço' imposto a produtos brasileiros exportados, o que pode ter efeitos no mercado nacional, gerando uma expectativa de impacto negativo ou incerto.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta dados sobre a inflação, com destaque para a alta da energia elétrica e a queda nos alimentos. A inflação acumulada está acima da meta, o que é um ponto negativo, mas a queda em alguns itens traz um leve alívio. O tom geral é informativo, mas a pressão inflacionária e o estouro da meta geram uma percepção ligeiramente negativa.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo