A Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto que proíbe descontos nos benefícios do INSS de mensalidades de associações, sindicatos, entidades de classe ou organizações de aposentados e pensionistas,...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Câmara aprova projeto que proíbe cobrança para sindicatos na folha de aposentados do INSS
Publicado em: Por: iMaranhenseSentimento por Entidade:
-
Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados é apresentada como o órgão que está votando e aprovando o projeto de lei, sem que haja uma avaliação explícita do seu desempenho ou funcionamento no texto.
-
Danilo Forte
É apresentado como relator do projeto, defendendo a proposta com argumentos sobre desvio de finalidade, fraudes e ônus para o INSS. Suas declarações são descritas de forma positiva ao justificar a necessidade da medida, o que confere um tom favorável à sua atuação no texto.
-
União-CE
A sigla representa a filiação partidária e estado do deputado Danilo Forte, não tendo uma atuação ou avaliação própria no texto.
-
Murilo Galdino
É mencionado como o autor original do Projeto de Lei, sem que haja qualquer avaliação ou comentário sobre sua atuação ou o projeto em si no texto.
-
Republicanos-PB
A sigla representa a filiação partidária do deputado Murilo Galdino, não tendo uma atuação ou avaliação própria no texto.
-
Conselho Nacional da Previdência Social
É mencionado como o órgão que anteriormente definia a taxa máxima de juros do crédito consignado, e cuja atribuição pode ser alterada pelo projeto, sem que haja uma avaliação de seu desempenho.
-
Conselho Monetário Nacional
É mencionado como o órgão que passará a definir a taxa máxima de juros do crédito consignado, sem que haja uma avaliação de seu desempenho.
-
INSS
O INSS é retratado como o órgão que operacionaliza os descontos, que pode ser responsabilizado por ressarcimentos e que sofre com o agravamento da fila de espera devido ao controle de descontos. Embora haja a menção de que o INSS 'facilitou a operação', o foco principal é na sua sobrecarga e nos problemas que o projeto visa resolver, o que gera um sentimento levemente negativo.
-
Dataprev
É mencionada como a empresa para a qual o INSS enviava as listagens para notificação de descontos, sem que haja uma avaliação ou crítica direta à sua atuação.
-
Adriana Ventura
É citada com uma declaração positiva sobre o projeto, afirmando que ele 'devolve decência e racionalidade ao País' e que é 'muito básico, está querendo colocar regras', o que confere um sentimento favorável à sua posição.
-
Novo-SP
A sigla representa a filiação partidária da deputada Adriana Ventura, não tendo uma atuação ou avaliação própria no texto.
-
Renildo Calheiros
Critica o projeto por focar apenas no INSS e deixar os bancos de fora da responsabilização, afirmando que a proposta é 'muito favorável aos bancos' e feita para 'turbinar o interesse dos bancos', o que gera um sentimento negativo em relação à sua percepção do projeto.
-
PCdoB-PE
A sigla representa a filiação partidária do deputado Renildo Calheiros, não tendo uma atuação ou avaliação própria no texto.
-
Fernanda Melchionna
Concorda com as críticas relacionadas aos bancos e afirma que 'tem uma lógica aqui para beneficiar os bancos', o que indica uma posição crítica em relação a um aspecto específico do projeto, mas sem uma avaliação geral negativa.
-
Psol-RS
A sigla representa a filiação partidária da deputada Fernanda Melchionna, não tendo uma atuação ou avaliação própria no texto.
-
Chico Alencar
Concorda com as críticas relacionadas aos bancos, mas reconhece pontos positivos do projeto, como aumentar a proteção dos beneficiários e a busca ativa das vítimas de fraudes, o que indica uma avaliação mista, mas com inclinação positiva pelos pontos reconhecidos.
-
Psol-RJ
A sigla representa a filiação partidária do deputado Chico Alencar, não tendo uma atuação ou avaliação própria no texto.
-
Rogério Correia
Afirma que o problema com os bancos é o mesmo das entidades e que, em caso de problemas, 'que os bancos paguem por isso, e não o INSS', o que expressa uma preocupação com a responsabilização dos bancos, mas sem uma avaliação direta do projeto em si.
-
PT-MG
A sigla representa a filiação partidária do deputado Rogério Correia, não tendo uma atuação ou avaliação própria no texto.
-
Duarte Jr.
Critica o que chama de 'lacuna em relação aos créditos consignados' e afirma que é preciso agir com 'a mesma dureza, firme e coragem para combater os banqueiros, instituições financeiras que lesam diariamente o consumidor', o que demonstra uma forte insatisfação com a forma como os bancos são tratados no projeto.
-
PSB-MA
A sigla representa a filiação partidária do deputado Duarte Jr., não tendo uma atuação ou avaliação própria no texto.
-
Eli Borges
Elogia a inclusão da exigência de autenticação segura em contrato de empréstimo consignado, destacando que isso trará segurança para os brasileiros, o que confere um sentimento positivo à sua avaliação de um aspecto do projeto.
-
PL-TO
A sigla representa a filiação partidária do deputado Eli Borges, não tendo uma atuação ou avaliação própria no texto.
-
Federação PT-PCdoB-PV
A federação apresentou destaques para modificar o texto, mas não há uma avaliação explícita sobre a federação em si, apenas sobre as propostas de alteração.
-
PSB
O partido apresentou um destaque para modificar o texto, mas não há uma avaliação explícita sobre o partido em si, apenas sobre a proposta de alteração.
-
Federação Psol-Rede
A federação apresentou um destaque para modificar o texto, mas não há uma avaliação explícita sobre a federação em si, apenas sobre a proposta de alteração.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma discussão equilibrada sobre um projeto de lei, com opiniões divergentes entre os deputados. Embora a proposta principal seja vista positivamente por alguns, as críticas sobre a exclusão dos bancos da responsabilização e as discussões sobre os destaques indicam um debate complexo, sem uma inclinação clara para um sentimento geral.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo