O remédio é amargo, talvez mal dosado, mas nasce da tentativa de conter abusos.
Ler notícia completa no site do autor ↗️Editorial: PEC da blindagem, um mal necessário
Publicado em: Por: iMaranhenseSentimento por Entidade:
-
PEC da Blindagem
A PEC é descrita como 'ruim', 'mal dosado', 'medida desesperada', 'resposta imperfeita', 'mal construída' e 'patifaria legislativa'. Embora justificada como um 'mal necessário' para conter abusos, sua caracterização é predominantemente negativa.
-
Câmara dos Deputados
A Câmara é mencionada como o local onde a PEC foi discutida, sem atribuição de sentimento positivo ou negativo em relação à instituição em si.
-
Supremo Tribunal Federal
O STF é criticado severamente por 'avançar sobre prerrogativas do Legislativo', 'invadir competências', 'comportar-se como um verdadeiro poder anexo ao Executivo', 'agir como ator político', 'gerar insegurança institucional', 'escolher seus alvos a dedo' e 'comportar-se como partido político'. A percepção é de abuso e perda de neutralidade.
-
Basília Rodrigues
A jornalista é mencionada como a fonte de uma revelação sobre a avaliação de ministros do STF, sem que sua atuação ou pessoa receba juízo de valor no texto.
-
Lauro Jardim
O jornalista é citado como a fonte de uma revelação sobre um ministro do STF, sem que sua atuação ou pessoa receba juízo de valor no texto.
-
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro é mencionado em relação a uma possível tentativa de 'dominar o Senado', mas o contexto é de uma revelação de um ministro do STF, sem que o texto emita juízo sobre ele.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão majoritariamente negativa sobre a PEC da Blindagem, embora reconheça sua necessidade como uma reação a abusos percebidos do STF. A crítica ao STF é forte, mas a própria PEC é descrita como 'ruim', 'amargo' e 'mal construída', gerando um sentimento geral de desaprovação e preocupação, apesar da justificativa de 'mal necessário'.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
