Na classificação geral, o Distrito Federal teve o melhor desempenho nos indicadores , ao passo que o Amazonas ficou em último lugar. Segundo Paulo...
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Publicado em: Por: iMaranhenseSentimento por Entidade:
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Observatório Nacional de Segurança Viária
A entidade é apresentada como a responsável pela compilação e divulgação de dados importantes para a segurança viária, o que é visto de forma neutra a levemente positiva por sua função informativa e de auxílio à gestão pública.
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Distrito Federal
É destacado como a unidade federativa com a melhor nota geral em segurança viária, recebendo uma avaliação positiva por seu desempenho.
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Rio Grande do Sul
Apresentado como a segunda melhor colocada, com uma avaliação positiva por seu bom desempenho em segurança viária.
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Goiás
Mencionado como um dos estados com boa avaliação, em empate triplo com outros dois, recebendo uma nota positiva.
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Paraná
Mencionado como um dos estados com boa avaliação, em empate triplo com outros dois, recebendo uma nota positiva.
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Rio de Janeiro
Mencionado como um dos estados com boa avaliação, em empate triplo com outros dois, recebendo uma nota positiva.
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Amazonas
É explicitamente citado como a unidade federativa com as piores condições de segurança viária, recebendo uma avaliação negativa.
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Pará
Citado como um dos estados com avaliações baixas, ficando atrás de outros e à frente do Amazonas, recebendo uma avaliação negativa a levemente negativa.
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Amapá
Mencionado como um dos estados com avaliações baixas, em empate triplo, recebendo uma avaliação negativa a levemente negativa.
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Maranhão
Mencionado como um dos estados com avaliações baixas, em empate triplo, recebendo uma avaliação negativa a levemente negativa.
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Roraima
Mencionado como um dos estados com avaliações baixas, em empate triplo, recebendo uma avaliação negativa a levemente negativa.
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Paulo Guimarães
É citado como CEO do Observatório e suas falas explicam a premissa e os achados do estudo, apresentando-o como uma fonte de informação e especialista no tema, o que confere uma leve positividade à sua menção.
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Sistema Nacional de Trânsito
É mencionado em um contexto de desafios e desigualdades, com a ausência de municípios integrados ao sistema, o que aponta para uma falha ou ponto de melhoria, resultando em um sentimento neutro a levemente negativo.
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Registro Nacional de Entidades de Trânsito
A qualidade dos dados do RENAEST é apontada como um problema (desatualizadas, inconsistentes, falta de padronização e transparência), o que gera um sentimento neutro a levemente negativo.
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Departamentos de Trânsito
A transparência dos Detrans é questionada, com a identificação de poucos portais que apresentam informações claras e acessíveis, resultando em um sentimento neutro a levemente negativo.
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Código de Trânsito Brasileiro
É mencionado como um marco legal que estabelece exigências desde 1997, servindo como referência para a discussão sobre a falta de integração de municípios ao SNT. Sua menção é factual e neutra.
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Tiago Bastos
É apresentado como membro do Conselho Deliberativo do Observatório e suas falas reforçam a importância de dados atualizados e o papel da entidade, conferindo uma leve positividade à sua menção como especialista e porta-voz.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um estudo com dados objetivos sobre segurança viária, destacando tanto os pontos positivos (melhores avaliações) quanto os negativos (piores avaliações e desafios), sem expressar uma opinião geral positiva ou negativa sobre o tema em si, mas sim sobre a necessidade de melhorias.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo