STF iniciou julgamento do ex-presidente da República nesta terça-feira
Ler notícia completa no site do autor ↗️Para Gonet, acusação provou tentativa de golpe liderada por Bolsonaro
Publicado em: Por: iMaranhenseSentimento por Entidade:
-
Paulo Gonet
O procurador-geral é apresentado como a fonte principal das acusações, com suas declarações sendo o cerne da notícia. O texto descreve suas falas como 'afirmou', 'observou', 'reforçou', 'apontou', 'citou', 'insistiu', 'frisou', 'apontou', 'insistiu', 'fez também um discurso enfático', 'buscou demonstrar', 'citou', 'lembrou', 'disse', 'acrescentou', 'disse', 'indicou', 'disse', 'registrou', o que confere uma posição de autoridade e credibilidade às suas afirmações. Seu discurso é descrito como enfático, o que sugere uma postura firme e confiante.
-
Jair Bolsonaro
O ex-presidente é retratado como o líder de uma tentativa de golpe de Estado, com suas ações (reuniões, ameaças, falas) sendo descritas como calculadas e coordenadas para 'insuflar a militância', 'atacar e espalhar desinformação', 'ameaçar ministros', 'expor o projeto autoritário', 'corrosão progressiva da confiança pública', 'fomentar desconfiança generalizada', 'incitar a militância contra os Poderes constituídos', 'mobilização ideológica' e 'desgaste dos alicerces democráticos'. A acusação de liderar um golpe e a descrição negativa de suas ações resultam em um sentimento fortemente negativo.
-
Anderson Torres
É mencionado como um dos réus na ação penal e que teve a minuta de decreto golpista apreendida em sua casa. A associação com a minuta de decreto golpista confere um sentimento negativo.
-
Marco Antônio Freire Gomes
É citado como ex-comandante do Exército que confirmou terem sido apresentados a decretos de teor golpista em reunião com Bolsonaro. Sua declaração corrobora as acusações, mas o texto não detalha sua participação ou sentimento além de seu depoimento.
-
Carlos de Almeida Baptista Júnior
É citado como ex-comandante da Aeronáutica que confirmou terem sido apresentados a decretos de teor golpista em reunião com Bolsonaro. Sua declaração corrobora as acusações, mas o texto não detalha sua participação ou sentimento além de seu depoimento.
-
Polícia Federal (PF)
É mencionada como responsável pela apreensão de planos para a execução do golpe. A PF é apresentada como agente na coleta de provas, o que é um papel neutro/positivo no contexto da investigação.
-
Alexandre de Moraes
É mencionado como um dos alvos do plano 'Copa 2022' para ser 'eliminado'. O fato de ser um dos alvos de um plano golpista, e sua posição como ministro do Supremo, o colocam em uma posição de vítima no contexto da narrativa, mas o texto não expressa um sentimento direto sobre ele.
-
Luiz Inácio Lula da Silva
É mencionado como o então presidente eleito e um dos alvos do plano 'Copa 2022' para ser 'eliminado'. O fato de ser um dos alvos de um plano golpista o coloca em uma posição de vítima no contexto da narrativa, mas o texto não expressa um sentimento direto sobre ele.
-
Geraldo Alckmin
É mencionado como o então vice-presidente eleito e um dos alvos do plano 'Copa 2022' para ser 'eliminado'. O fato de ser um dos alvos de um plano golpista o coloca em uma posição de vítima no contexto da narrativa, mas o texto não expressa um sentimento direto sobre ele.
-
Supremo
É mencionado como uma das instituições cujos ministros foram ameaçados por Bolsonaro. A menção é em relação a ameaças recebidas, mas o texto não expressa um sentimento direto sobre o órgão em si.
-
Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
É mencionado como uma das instituições cujos ministros foram ameaçados por Bolsonaro. A menção é em relação a ameaças recebidas, mas o texto não expressa um sentimento direto sobre o órgão em si.
-
Augusto Heleno
É mencionado como ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e que foram apreendidas anotações em sua agenda reveladoras do plano de desacreditar o processo eletrônico de votação. A associação com o plano golpista confere um sentimento negativo.
-
Alexandre Ramagem
É mencionado como ex-diretor da Abin e um dos réus, com parte das acusações suspensas por ser deputado federal. Sua inclusão na lista de réus e a menção a crimes como liderar ou integrar organização criminosa armada e atentar contra o Estado Democrático de Direito conferem um sentimento negativo.
-
Almir Garnier
É listado como um dos réus do núcleo crucial da trama golpista, ex-comandante da Marinha. Sua inclusão na lista de réus e a menção a crimes como liderar ou integrar organização criminosa armada e atentar contra o Estado Democrático de Direito conferem um sentimento negativo.
-
Paulo Sérgio Nogueira
É listado como um dos réus do núcleo crucial da trama golpista, ex-ministro da Defesa. Sua inclusão na lista de réus e a menção a crimes como liderar ou integrar organização criminosa armada e atentar contra o Estado Democrático de Direito conferem um sentimento negativo.
-
Walter Braga Netto
É listado como um dos réus do núcleo crucial da trama golpista, ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022. Sua inclusão na lista de réus e a menção a crimes como liderar ou integrar organização criminosa armada e atentar contra o Estado Democrático de Direito conferem um sentimento negativo.
-
Mauro Cid
É listado como um dos réus do núcleo crucial da trama golpista, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Sua inclusão na lista de réus e a menção a crimes como liderar ou integrar organização criminosa armada e atentar contra o Estado Democrático de Direito conferem um sentimento negativo.
-
Brasília
É o local onde ocorre o julgamento. A menção é puramente locacional e não carrega nenhum sentimento.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte acusação de tentativa de golpe de Estado liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com base em declarações do procurador-geral da República, Paulo Gonet. A narrativa é predominantemente negativa em relação às ações atribuídas a Bolsonaro e seus aliados, detalhando planos, reuniões e discursos com o objetivo de desestabilizar o processo democrático. A condenação é apresentada como um imperativo para a manutenção do regime democrático, o que reforça o tom crítico.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo