"Era um vício. Dava vontade de ficar mexendo o tempo todo." Assim a estudante Priscila Henriques Lopes da Silva, de 14 anos, define a relação que tinha com o celular. A amiga Sophia Magalhaes de Lima, também...
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Publicado em: Por: iMaranhenseSentimento por Entidade:
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Priscila Henriques Lopes da Silva
A estudante é apresentada como alguém que reconhece o vício em celular e a melhora em sua relação com ele após a proibição, indicando uma mudança positiva em sua vida. Seu depoimento contribui para a narrativa de sucesso da medida.
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Sophia Magalhães de Lima
A estudante demonstra uma percepção clara de que não precisa do celular para se divertir e que trocou o aparelho por atividades mais produtivas e que aumentaram sua concentração, como o xadrez, tornando-se campeã estadual. Seu depoimento é um forte indicativo do sucesso da proibição em sua vida.
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Prefeitura do Rio de Janeiro
A prefeitura é retratada como a responsável por uma medida bem-sucedida, que resultou em melhorias mensuráveis no desempenho escolar e na socialização dos alunos. A iniciativa é vista como pioneira e eficaz.
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Lei federal
A lei federal é mencionada como um reforço à medida municipal, indicando que a proibição se tornou uma regra nacional, o que confere um caráter de importância e validação à iniciativa.
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Enzo Sabino Silva Cascardo
O estudante relata a dificuldade inicial com a proibição, mas também descreve a melhora na socialização e na atenção em sala de aula, além de retratar o 'vício' que existia antes. Seu depoimento mostra a transição de uma situação negativa para uma positiva.
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Secretaria Municipal de Educação
A secretaria é apresentada como a fonte dos dados que comprovam o avanço no desempenho escolar, o que confere credibilidade e reforça a eficácia da proibição.
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Universidade de Stanford
A universidade é mencionada como a instituição que validou os resultados da proibição através de pesquisa e métodos estatísticos, conferindo um alto grau de credibilidade e importância à análise dos dados.
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Renan Ferreirinha
O secretário de Educação é apresentado como um defensor da medida, fornecendo dados e análises sobre os resultados positivos e defendendo a necessidade de 'freios de arrumação' em relação ao uso de tecnologia por crianças e adolescentes. Sua fala reforça a importância e o sucesso da política.
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Tauana Vitória Vidal Fonseca
A aluna descreve uma melhora significativa em suas notas e aprendizado após a proibição, atribuindo isso à maior atenção às aulas e à redução do uso do celular. Seu depoimento é um exemplo concreto dos benefícios da medida.
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Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Reverendo Martin Luther King
A escola é apresentada como um ambiente onde a proibição foi implementada com sucesso, resultando em melhorias acadêmicas e sociais. A descrição do local e das mudanças ocorridas reforça a narrativa positiva.
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Joana Posidônio Rosa
A diretora é retratada como uma figura que implementou a medida, enfrentou resistência inicial, mas obteve sucesso com o apoio das famílias. Sua fala destaca a importância da colaboração e os resultados positivos alcançados.
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WhatsApp
O WhatsApp é mencionado como uma ferramenta utilizada para comunicação com as famílias sobre a medida, sem que haja uma conotação positiva ou negativa específica para a plataforma em si, apenas como um meio de comunicação.
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Aluísio Barreto da Silva
O professor descreve a dificuldade inicial com o apego dos alunos ao celular e a melhora na atenção e no engajamento após a proibição. Sua fala valida a percepção de que a medida trouxe benefícios para o processo de ensino-aprendizagem.
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Ana Julia da Silva
A aluna relata uma melhora significativa em seu comportamento e compreensão de limites, após um incidente onde gravou uma briga e postou em redes sociais. Seu depoimento destaca um impacto positivo na sua formação social e moral, além do acadêmico.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão majoritariamente positiva sobre a proibição do uso de celulares em escolas no Rio de Janeiro, destacando melhorias no desempenho escolar e na socialização dos alunos. A narrativa é sustentada por depoimentos de estudantes, professores e autoridades, com dados quantitativos que reforçam os benefícios da medida. Embora mencione a resistência inicial, o foco principal é nos resultados positivos.
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