Mais de um ano após as enchentes no Rio Grande do Sul, o estado ainda trabalha para reconstruir escolas e prepará-las para futuros desastres climáticos. De acordo com a secretária estadual de Educação, Raquel...
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Publicado em: Por: iMaranhenseSentimento por Entidade:
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Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul é apresentado como o local central da narrativa, sofrendo com desastres climáticos, mas também como um exemplo de aprendizado e adaptação, o que confere um tom ligeiramente positivo ao local no contexto da resiliência.
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Raquel Teixeira
A secretária é retratada como uma figura proativa e conhecedora, liderando a reconstrução e a implementação de planos de contingência. Suas falas e ações são apresentadas de forma positiva e exemplar.
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Secretaria de Educação
A secretaria é mencionada como o órgão responsável pela gestão da reconstrução e implementação de planos, o que a posiciona de forma positiva no contexto da solução e organização.
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Banco Mundial
O Banco Mundial é apresentado como um parceiro no mapeamento de escolas em risco, o que representa uma colaboração positiva para a segurança e planejamento.
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Japão
O Japão é citado como um exemplo de país que aprendeu a conviver com desastres naturais (tsunami), servindo de inspiração, o que confere um tom positivo à menção.
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Califórnia
A Califórnia é mencionada como um exemplo de local que convive com terremotos, servindo de inspiração para a adaptação, o que confere um tom positivo à menção.
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Itália
A Itália é citada como um exemplo de país que convive com vulcões, servindo de inspiração para a adaptação, o que confere um tom positivo à menção.
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Fundação Santillana
A fundação é apresentada como promotora de um fórum importante sobre sustentabilidade e educação, e também como realizadora do Prêmio Escolas Sustentáveis, o que a posiciona de forma muito positiva.
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Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI)
A OEI é mencionada como promotora de um fórum importante sobre sustentabilidade e educação, e também como realizadora do Prêmio Escolas Sustentáveis, o que a posiciona de forma muito positiva.
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Japão
O Japão é citado como um exemplo de país que aprendeu a conviver com desastres naturais (tsunami), servindo de inspiração, o que confere um tom positivo à menção.
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Califórnia
A Califórnia é mencionada como um exemplo de local que convive com terremotos, servindo de inspiração para a adaptação, o que confere um tom positivo à menção.
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Itália
A Itália é citada como um exemplo de país que convive com vulcões, servindo de inspiração para a adaptação, o que confere um tom positivo à menção.
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Valência
Valência é apresentada como um local que também foi afetado por tempestades e que recebeu a experiência do Rio Grande do Sul, indicando um aprendizado e compartilhamento positivo.
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José Picó
O arquiteto é retratado como um especialista que defende e implementa soluções inovadoras e sustentáveis em escolas, priorizando a comunidade, o que o posiciona de forma muito positiva.
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Espacios Maestros
O escritório de arquitetura é apresentado como responsável por projetos inovadores e sustentáveis em escolas, priorizando as necessidades da comunidade, o que confere um tom positivo.
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Brasil
O Brasil é mencionado como um dos países onde o escritório Espacios Maestros desenvolveu projetos, e também como participante do prêmio, o que é neutro a levemente positivo no contexto de inovação e sustentabilidade.
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México
O México é mencionado como um dos países onde o escritório Espacios Maestros desenvolveu projetos, e também como participante do prêmio, o que é neutro a levemente positivo no contexto de inovação e sustentabilidade.
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Colômbia
A Colômbia é destacada pela escola vencedora do prêmio internacional, com um projeto inovador e alinhado a políticas públicas, o que confere um forte tom positivo à menção.
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Institución Educativa Comercial de Envigado
Esta instituição colombiana é apresentada como a vencedora do prêmio internacional com um projeto exemplar de metodologia socioambiental, o que lhe confere um forte tom positivo.
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Santillana
A Santillana é apresentada como realizadora do Prêmio Escolas Sustentáveis, o que a posiciona de forma positiva no contexto de reconhecimento de projetos socioambientais.
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Escola Estadual Brasil
A escola brasileira é destacada como finalista do prêmio com um projeto pioneiro de alerta para desastres, o que lhe confere um forte tom positivo.
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Limeira
Limeira é mencionada como a localização da Escola Estadual Brasil, finalista do prêmio com um projeto inovador, o que confere um tom positivo à menção do local.
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Creche Municipal Magdalena Arce Daou
Este centro educacional em Manaus é destacado como finalista do prêmio com um projeto que combina sustentabilidade, arte e inclusão, o que lhe confere um forte tom positivo.
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Manaus
Manaus é mencionada como a localização da Creche Municipal Magdalena Arce Daou, finalista do prêmio com um projeto inovador, o que confere um tom positivo à menção do local.
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Sentimento Geral
O texto tem um tom predominantemente positivo, pois aborda a resiliência, a adaptação e a inovação em resposta a desastres climáticos, destacando a colaboração comunitária e a importância da educação para a sustentabilidade. Há menções a eventos negativos (enchentes, desastres), mas o foco está nas soluções e no aprendizado.
- Muito Positivo
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