Para Marcelo Viana, alfabetização matemática é "direito fundamental"
Ler notícia completa no site do autor ↗️Domínio da matemática é instrumento de poder, diz presidente do Impa
Publicado em: Por: iMaranhenseSentimento por Entidade:
-
Marcelo Viana
O texto apresenta Marcelo Viana como uma voz importante na divulgação científica, um defensor de princípios fundamentais e autor de um livro, com suas opiniões e avaliações sendo centrais para a narrativa e retratadas de forma positiva.
-
Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa)
O Impa é apresentado como a instituição à qual o diretor-geral, Marcelo Viana, pertence, e sua atuação é implicitamente associada à importância e ao poder da matemática.
-
Agência Brasil
A Agência Brasil é mencionada como a fonte da entrevista, atuando como um canal neutro para a veiculação das informações e opiniões de Marcelo Viana.
-
A Descoberta dos Números
O livro é apresentado como um lançamento recente de Marcelo Viana, com o objetivo de popularizar a ciência e trazer valor ao leitor, sendo descrito de forma positiva.
-
Fundação Itaú
A Fundação Itaú é citada como a publicadora de um estudo relevante sobre a geração de riqueza a partir de profissões que usam matemática, conferindo credibilidade à informação apresentada.
-
França
A França é usada como um ponto de comparação para demonstrar o potencial de geração de riqueza da matemática no Brasil, em um contexto neutro.
-
Anuário Brasileiro da Educação Básica
O anuário é mencionado como fonte de dados sobre a aprendizagem em língua portuguesa e matemática, servindo como base para a discussão dos desafios educacionais no Brasil.
-
Capes
A Capes é citada como a agência do Ministério da Educação que convidou cientistas para palestras de popularização da ciência, sendo apresentada em um contexto de fomento à divulgação científica.
-
Ministério da Educação
O Ministério da Educação é mencionado como a pasta à qual a Capes pertence, em um contexto neutro relacionado à organização de eventos de popularização da ciência.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão majoritariamente positiva sobre a importância da matemática e a necessidade de sua democratização, mas também aborda desafios e desigualdades, mantendo um tom geral neutro a levemente positivo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo