A Operação Contenção, deflagrada nesta terça-feira (28) pelas polícias Civil e Militar do estado do Rio de Janeiro, soma mais de 120 mortos na capital fluminense. A Agência Brasil ouviu grupos de direitos...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Letalidade da Operação Contenção desprespeitam comunidades, dizem ONGs
Publicado em: Por: iMaranhense
Sentimento por Entidade:
-
Operação Contenção
A operação é descrita como violenta, desrespeitosa com as comunidades, ineficaz contra o crime organizado e violadora de direitos básicos e preceitos legais (ADPF 635).
-
Polícia Civil
A polícia civil é mencionada como parte da operação que resultou em alta letalidade e críticas por parte de ONGs e especialistas.
-
Polícia Militar
A polícia militar é mencionada como parte da operação que resultou em alta letalidade e críticas por parte de ONGs e especialistas.
-
Rio de Janeiro
O estado é apresentado como palco de um modelo de segurança pública criticado, com alta letalidade e problemas estruturais.
-
Agência Brasil
A Agência Brasil é mencionada como fonte de informação, sem ter sua atuação avaliada no texto.
-
Instituto Sou da Paz
O instituto é apresentado como fonte de análise crítica e embasada sobre a operação e o modelo de segurança pública.
-
Carolina Ricardo
É apresentada como diretora executiva do Instituto Sou da Paz e suas falas são usadas para embasar as críticas à operação e ao modelo de segurança.
-
Supremo Tribunal Federal (STF)
O STF é mencionado pela ADPF 635, que estabelece medidas para políticas de segurança pública, sendo a operação criticada por descumpri-la.
-
Claudio Castro
É criticado por defender o modelo de operações violentas, por atacar a ADPF 635 e por usar a letalidade como estratégia política e de marketing.
-
Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
O Fórum é mencionado como a afiliação do pesquisador Luís Flávio Sapori, cujas análises são apresentadas no texto.
-
Luís Flávio Sapori
É apresentado como pesquisador do FBSP e suas análises detalhadas e críticas sobre a operação, o modelo de segurança e a política do Rio de Janeiro são centrais no texto.
-
Bahia
Mencionado como outro estado que segue um caminho semelhante ao Rio de Janeiro em termos de políticas de segurança pública.
-
Justiça Global
A ONG é apresentada como fonte de denúncias sobre a operação, classificando-a como massacre e apontando violações graves.
-
Glaucia Marinho
É apresentada como diretora-executiva da Justiça Global e suas falas reforçam as denúncias de massacre, barbárie e violações de direitos humanos.
-
Complexo da Penha
Local onde ocorreram as operações, descrito como palco de cena 'dantesca', 'bárbara', 'medieval' e de grande impacto para os moradores.
-
Complexo do Alemão
Local onde ocorreram as operações, descrito como palco de grande impacto para os moradores, com medo, trauma e obrigados a recolher corpos.
-
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
A OAB, tanto do Rio de Janeiro quanto de São Paulo, é apresentada como órgão que repudia as ações policiais, critica o governador e pede investigação e revisão das estratégias de segurança.
-
Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB do Rio de Janeiro
Repudiou veementemente as ações policiais, alertando para o risco à vida e às liberdades fundamentais da população.
-
Comissão de Segurança Pública da OAB de São Paulo
Criticou os ataques do governador à ADPF 635 e ressaltou a importância de operações dentro dos preceitos constitucionais.
-
Human Rights Watch (HRW)
A HRW pede investigação das mortes e do planejamento da operação, classificando as políticas de segurança do Rio como fracassadas.
-
César Muñoz
É apresentado como diretor da HRW no Brasil e pede atuação do Ministério Público e aponta o fracasso das políticas de segurança do Rio.
-
Ministério Público Estadual
É solicitado que atue na investigação das mortes e do planejamento da operação.
-
Comando Vermelho
É mencionado como o alvo da operação, com o objetivo de exterminar seus membros, e sua capacidade de retomar o poder é questionada.
-
Terceiro Comando Puro
Mencionado como uma facção que pode se apoderar de territórios caso o Comando Vermelho perca poder.
-
Milícias da Zona Oeste
Mencionado como um grupo que pode se apoderar de territórios caso o Comando Vermelho perca poder.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte crítica à Operação Contenção, destacando a alta letalidade, violações de direitos humanos e a ineficácia do modelo de segurança pública adotado. A maioria das entidades e indivíduos citados expressa opiniões negativas e preocupadas.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
