A alfabetização infantil, vista como um dos maiores desafios da educação brasileira, foi o tema da sessão solene promovida pelo Senado nesta segund...
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Publicado em: Por: iMaranhenseSentimento por Entidade:
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Senado
O Senado é retratado como o promotor de uma iniciativa positiva e de reconhecimento, a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa, o que confere uma imagem positiva à instituição.
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Cid Gomes
O senador é apresentado como o proponente da premiação, valorizando suas ações e declarações em prol da alfabetização infantil. Sua iniciativa é vista como um incentivo e uma forma de valorizar boas práticas.
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Clécio Luís
É um dos governadores premiados por seus avanços na alfabetização infantil, recebendo uma honraria e sendo reconhecido por suas políticas públicas. A menção é intrinsecamente positiva.
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Elmano de Freitas
É um dos governadores premiados por seus avanços na alfabetização infantil, recebendo uma honraria e sendo reconhecido por suas políticas públicas. A menção é intrinsecamente positiva.
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Mauro Mendes
É um dos governadores premiados por seus avanços na alfabetização infantil, recebendo uma honraria e sendo reconhecido por suas políticas públicas. A menção é intrinsecamente positiva.
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Raquel Lyra
É uma das governadoras premiadas por seus avanços na alfabetização infantil, recebendo uma honraria e sendo reconhecida por suas políticas públicas. Suas declarações reforçam a importância da educação, o que contribui para uma percepção positiva.
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Romeu Zema
É um dos governadores premiados por seus avanços na alfabetização infantil, recebendo uma honraria e sendo reconhecido por suas políticas públicas. Sua ausência física, sendo representado, não diminui o reconhecimento.
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Narcélio Grud
É mencionado como um dos artistas cearenses que confeccionaram o troféu, associado a uma obra artística que faz parte de uma premiação positiva.
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Zé Tarcísio
É mencionado como um dos artistas cearenses que confeccionaram o troféu, associado a uma obra artística que faz parte de uma premiação positiva.
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Davi Alcolumbre
Como presidente do Senado, reitera a importância da educação e celebra os estados com melhores resultados, associando-o positivamente à iniciativa.
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Camilo Santana
Como ministro da Educação, enfatiza a importância da premiação como reconhecimento a gestores que priorizam a alfabetização, reforçando o tom positivo do evento.
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Teresa Leitão
É mencionada como presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado, sublinhando o caráter transformador da alfabetização. Suas declarações reforçam a importância do tema.
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Fundação Roberto Marinho
É citada como parceira na concessão anual da comenda, associando-a a uma iniciativa positiva e de colaboração na área da educação.
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Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)
É citada como parceira na concessão anual da comenda, associando-a a uma iniciativa positiva e de colaboração internacional na área da educação.
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PSB-CE
O partido é mencionado apenas como a filiação do senador Cid Gomes, sem qualquer conotação positiva ou negativa direta.
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Rossieli Soares
É mencionado como o secretário de educação de Minas Gerais que representou o governador Romeu Zema, associado a um evento de reconhecimento positivo.
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Resolução 8, de 2025
É a base legal para a criação da premiação, sendo apresentada como um marco importante para o reconhecimento da alfabetização infantil.
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PRS 10/2025
É o número do projeto de resolução que propôs a criação da comenda, associado à iniciativa positiva do senador Cid Gomes.
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Índice Estado Alfabetizador das Crianças na Idade Certa [IEA]
É um índice que mede o desempenho dos estados em alfabetização, sendo utilizado como critério para a premiação, o que confere um caráter de avaliação e reconhecimento positivo.
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Índice Criança Alfabetizada (ICA)
É um dos critérios de avaliação para a comenda, indicando um método de medição e reconhecimento de avanços na alfabetização.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um tom predominantemente positivo, celebrando conquistas e iniciativas na área da alfabetização infantil. As menções a desafios são contextualizadas dentro de um quadro de progresso e incentivo.
- Muito Positivo
- Positivo
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- Negativo
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