Novo gabarito sai dia 20; prazo para pedir reaplicação termina sexta
Ler notícia completa no site do autor ↗️Enem 2025: cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas da prova
Publicado em: Por: iMaranhense
Sentimento por Entidade:
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Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O Inep é apresentado como o órgão responsável pela divulgação dos dados e pela implementação de novas metodologias, o que confere um tom neutro a levemente positivo, indicando sua atuação.
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Inep
O Inep é apresentado como o órgão responsável pela divulgação dos dados e pela implementação de novas metodologias, o que confere um tom neutro a levemente positivo, indicando sua atuação.
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Exame Nacional do Ensino Médio
O Enem é o tema central do texto, sendo descrito em suas diferentes facetas (aplicação, resultados, uso futuro). A descrição é majoritariamente factual, com um leve viés positivo pelas inovações e utilidades apresentadas.
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Enem
O Enem é o tema central do texto, sendo descrito em suas diferentes facetas (aplicação, resultados, uso futuro). A descrição é majoritariamente factual, com um leve viés positivo pelas inovações e utilidades apresentadas.
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Camilo Santana
O ministro é citado como fonte de informações e anúncios importantes, como a divulgação do gabarito, as novidades para 2026 e a gestão de ocorrências. Sua atuação é apresentada de forma positiva e proativa.
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MEC
O MEC é mencionado em relação a novas diretrizes e estudos para o Enem, indicando sua função de planejamento e desenvolvimento na área da educação, o que confere um tom positivo.
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SAEB
O SAEB é mencionado em um contexto de desmotivação dos estudantes, contrastando com o foco no Enem, o que lhe confere uma conotação ligeiramente negativa por ser menos valorizado.
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Sistema de Avaliação da Educação Básica
O SAEB é mencionado em um contexto de desmotivação dos estudantes, contrastando com o foco no Enem, o que lhe confere uma conotação ligeiramente negativa por ser menos valorizado.
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Manuel Palacios
O presidente do Inep é citado explicando a metodologia testlet e a nova forma de avaliação, demonstrando conhecimento e contribuição para as inovações do exame, o que gera uma percepção positiva.
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COP30
A COP30 é mencionada apenas como um motivo para alteração no calendário do Enem em algumas cidades, sem gerar julgamento de valor sobre o evento em si.
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COP30
A COP30 é mencionada apenas como um motivo para alteração no calendário do Enem em algumas cidades, sem gerar julgamento de valor sobre o evento em si.
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COP30
A COP30 é mencionada apenas como um motivo para alteração no calendário do Enem em algumas cidades, sem gerar julgamento de valor sobre o evento em si.
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Rio Grande do Sul
O estado é mencionado em relação a uma falta de energia pontual, sem que isso gere uma avaliação negativa sobre o local em si.
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Ceará
O estado é mencionado em relação a ocorrências pontuais, sem que isso gere uma avaliação negativa sobre o local em si.
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Rio de Janeiro
O estado é mencionado em relação a um tiroteio que levou à reaplicação de provas, mas o foco está na ação corretiva e não em uma crítica ao estado.
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Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) 173 Rainha Nzinga Angola
O local é mencionado como o ponto onde as provas seriam reaplicadas devido a um tiroteio, sem que isso gere uma avaliação negativa sobre o local em si.
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Paraná
O estado é mencionado em relação a um tornado que causou destruição e suspensão do Enem, o que confere uma conotação negativa devido ao desastre natural.
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Rio Bonito do Iguaçu
O município é mencionado como local de um tornado que causou destruição e suspensão do Enem, o que confere uma conotação negativa devido ao desastre natural.
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Pé-de-Meia
O programa é apresentado como um incentivo adicional para os concluintes do ensino médio que participarem do Enem, o que confere um tom positivo.
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Caixa Econômica Federal
A Caixa é mencionada como o banco onde o incentivo do programa Pé-de-Meia será depositado, indicando sua participação em uma iniciativa positiva.
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Governo
O governo é apresentado como o responsável por utilizar o Enem para fins de avaliação do ensino médio a partir de 2026, indicando uma iniciativa de melhoria na educação.
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Brasil
O Brasil é o país onde o Enem é aplicado e as decisões sobre ele são tomadas. A menção é factual, mas o contexto de melhorias e inovações confere um leve viés positivo.
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Argentina
A Argentina é mencionada como um dos países do Mercosul onde o Enem poderá ser aplicado, sem julgamento de valor.
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Assunção
Assunção é mencionada como uma das capitais do Mercosul onde o Enem poderá ser aplicado, sem julgamento de valor.
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Paraguai
O Paraguai é mencionado como um dos países do Mercosul onde o Enem poderá ser aplicado, sem julgamento de valor.
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Montevidéu
Montevidéu é mencionada como uma das capitais do Mercosul onde o Enem poderá ser aplicado, sem julgamento de valor.
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Uruguai
O Uruguai é mencionado como um dos países do Mercosul onde o Enem poderá ser aplicado, sem julgamento de valor.
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Página do Participante
A Página do Participante é mencionada como o local para solicitação de reaplicação de provas, indicando sua funcionalidade em um processo importante para os estudantes.
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Gov.br
A plataforma Gov.br é citada como meio de acesso para a Página do Participante, indicando sua utilidade em processos governamentais.
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Belém
Belém é mencionada como uma das cidades do Pará onde o Enem terá um calendário alterado devido à COP30, sem julgamento de valor.
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Ananindeua
Ananindeua é mencionada como uma das cidades do Pará onde o Enem terá um calendário alterado devido à COP30, sem julgamento de valor.
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Marituba
Marituba é mencionada como uma das cidades do Pará onde o Enem terá um calendário alterado devido à COP30, sem julgamento de valor.
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Pará
O estado é mencionado em relação à alteração do calendário do Enem devido à COP30, sem julgamento de valor.
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Portugal
Portugal é mencionado como um destino para onde as notas do Enem podem ser usadas, sem julgamento de valor.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um tom majoritariamente informativo sobre o Enem 2025, com algumas novidades e planos para o futuro. Há menções a problemas pontuais (tiroteio, tornado) e eliminações, mas a narrativa geral é de normalidade e planejamento, com um leve viés positivo devido às inovações e ao uso do Enem como ferramenta de avaliação.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
