Em 12 meses, o aumento chega a 8,60% e no ano 3%. Alta se deu em função de problemas climáticos, questões sazonais, escassez de oferta ou demanda pelos produtos.
Ler notícia completa no site do autor ↗️Cesta básica do paulistano sobe 1,14% em fevereiro
Publicado em: Por: Informação de Verdade
Sentimento por Entidade:
-
Procon-SP
O Procon-SP é mencionado como o órgão que realizou o levantamento, sem que haja uma avaliação direta de suas ações no texto.
-
Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos
O Dieese é citado como parceiro no levantamento, sem que haja uma avaliação direta de suas ações no texto.
-
ovos brancos
Os ovos brancos são destacados como um dos produtos com maior aumento percentual (17,43%), com justificativas de baixa disponibilidade e demanda aquecida, o que é apresentado de forma negativa para o consumidor.
-
extrato de tomate
O extrato de tomate teve uma alta significativa (13,24%) devido à menor oferta, o que é apresentado como um fator negativo.
-
café
O pó de café teve um aumento de 10,02%, impulsionado por baixos estoques e demanda internacional, o que é apresentado como um fator de elevação de preço.
-
alho
O alho teve um aumento modesto (1,95%) devido à valorização do dólar e custos logísticos, o que é apresentado como um fator de elevação de preço.
-
margarina
A margarina teve uma elevação de 6,01% devido ao valor da soja, um insumo importante, o que é apresentado como um fator de aumento de preço.
-
frango
O frango teve um aumento de 2,83%, mas o texto menciona que em algumas regiões a procura enfraqueceu, pressionando os preços para baixo. O efeito geral é misto, resultando em uma neutralidade.
-
cebola
A cebola teve uma queda de 6,25% devido à produção volumosa, o que é apresentado como um fator positivo para o consumidor.
-
óleo de soja
O óleo de soja caiu 2,98% devido ao avanço da colheita, o que é apresentado como um fator positivo para o consumidor.
-
farinha de trigo
A farinha de trigo caiu 2,45% devido a fatores de mercado, o que é apresentado como um fator positivo para o consumidor.
-
arroz
O arroz teve uma retração de 1,16% devido à proximidade da nova safra e necessidade de liquidação de estoques, o que é apresentado como um fator positivo para o consumidor.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma análise detalhada do aumento da cesta básica em São Paulo, com vários produtos apresentando alta significativa. A predominância de notícias negativas sobre o aumento dos preços e seus motivos, como problemas climáticos e custos logísticos, justifica um sentimento geral negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo