Nas áreas urbanas, cerca de 2,4% das crianças e adolescente brasileiros sofrem sem acesso adequado à água. Já nas áreas rurais esse número cresce para 21,2%.
Ler notícia completa no site do autor ↗️Unicef: 2,8 milhões de crianças não têm acesso adequado à água no país
Publicado em: Por: Informação de Verdade
Sentimento por Entidade:
-
Unicef
O Unicef é apresentado como a fonte dos dados e como uma organização que atua para melhorar a situação, o que confere um tom neutro a levemente positivo à sua menção, pois ele é o agente de solução.
-
Brasil
O Brasil é retratado como o local onde milhões de crianças sofrem com a falta de acesso à água e saneamento básico, evidenciando um problema grave e generalizado no país.
-
Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil
O estudo é mencionado como a fonte dos dados, sem que haja uma avaliação de seu conteúdo ou impacto no texto, mantendo um tom neutro.
-
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) Anual
A pesquisa é citada como a base para o levantamento, sem julgamentos de valor, mantendo um tom neutro.
-
Acre
O Acre é destacado como o estado com a situação mais extrema e preocupante em relação à falta de acesso à água e saneamento básico, recebendo uma avaliação fortemente negativa.
-
Paraíba
A Paraíba é mencionada como um dos estados com alta incidência de falta de acesso à água canalizada, recebendo uma avaliação negativa.
-
Amazonas
O Amazonas é citado como um dos estados com alta incidência de falta de acesso à água canalizada e saneamento básico, recebendo uma avaliação negativa.
-
Pará
O Pará é listado entre os estados com situação crítica de falta de acesso à água canalizada e saneamento básico, recebendo uma avaliação negativa.
-
Alagoas
Alagoas é mencionado como um dos estados com situação crítica de falta de acesso à água canalizada, recebendo uma avaliação levemente negativa.
-
Agência Brasil/EBC
A agência é creditada pela foto, sem qualquer juízo de valor sobre seu trabalho ou a imagem, mantendo um tom neutro.
-
Maranhão
O Maranhão é apontado como o terceiro estado com situação mais preocupante em relação à falta de saneamento básico, recebendo uma avaliação negativa.
-
Piauí
O Piauí é listado como o quinto estado com situação extrema de falta de acesso ao saneamento básico, recebendo uma avaliação levemente negativa.
-
Rodrigo Resende
Rodrigo Resende é apresentado como um oficial do Unicef que explica a importância do trabalho da organização, transmitindo uma visão positiva e engajada sobre suas ações.
-
Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul é mencionado como um dos estados onde o Unicef realizou ações em 2024, sem que haja um destaque negativo ou positivo específico para o estado no contexto do problema, mas sim como local de intervenção da ONG.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta dados alarmantes sobre a falta de acesso à água e saneamento básico para milhões de crianças no Brasil, destacando a gravidade do problema e suas consequências, o que gera um sentimento geral negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo