Entre 2019 e 2023, apenas 11 estados brasileiros conseguiram melhorar o desempenho de estudantes negros e pobres no ensino básico, segundo levantamento do Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) a partir dos resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O Maranhão está entre eles, com avanços que o habilitaram a receber...
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Publicado em: Por: Isaías RochaSentimento por Entidade:
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Maranhão
O Maranhão é retratado de forma muito positiva, como um estado que conseguiu melhorar o desempenho de alunos vulneráveis, garantindo recursos adicionais e avançando na redução de desigualdades educacionais, mesmo diante das dificuldades da pandemia.
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Piauí
O Piauí é mencionado como um dos estados do Nordeste que também progrediram no desempenho escolar de alunos vulneráveis, alinhando-se ao Maranhão, o que confere um tom neutro a levemente positivo à menção.
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Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte é mencionado como um dos estados do Nordeste que também progrediram no desempenho escolar de alunos vulneráveis, alinhando-se ao Maranhão, o que confere um tom neutro a levemente positivo à menção.
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Pernambuco
Pernambuco é mencionado como um dos estados do Nordeste que também progrediram no desempenho escolar de alunos vulneráveis, alinhando-se ao Maranhão, o que confere um tom neutro a levemente positivo à menção.
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Alagoas
Alagoas é mencionado como um dos estados do Nordeste que também progrediram no desempenho escolar de alunos vulneráveis, alinhando-se ao Maranhão, o que confere um tom neutro a levemente positivo à menção.
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Sergipe
Sergipe é mencionado como um dos estados do Nordeste que também progrediram no desempenho escolar de alunos vulneráveis, alinhando-se ao Maranhão, o que confere um tom neutro a levemente positivo à menção.
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Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede)
O Iede é apresentado como a fonte do levantamento e como uma entidade que analisa e interpreta os resultados, conferindo um tom neutro à sua menção, embora suas conclusões sobre a relevância do resultado do Maranhão sejam positivas.
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Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica)
O Saeb é apresentado como a base de dados para o levantamento, sendo um sistema de avaliação, o que lhe confere um caráter neutro.
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Fundeb
O Fundeb é apresentado como o mecanismo que permite o recebimento de recursos adicionais pelo Maranhão devido ao seu progresso, o que confere um tom positivo ao seu papel no contexto.
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VAAR (Valor Aluno/Ano Resultado)
O VAAR é descrito como um benefício voltado a redes que comprovam avanços na educação de grupos vulneráveis, e o Maranhão o recebeu, o que confere um tom positivo à sua menção.
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Inep
O Inep é citado como o responsável pelo Saeb e por explicar a metodologia de avaliação, o que lhe confere um tom neutro.
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Ernesto Martins Faria
Ernesto Martins Faria é citado como diretor-fundador do Iede e suas declarações reforçam a importância da equidade na educação, o que lhe confere um tom neutro.
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São Paulo
São Paulo é mencionado como um estado que registrou queda no desempenho de alunos vulneráveis em matemática e português, em contraste com o Maranhão, o que gera uma conotação negativa.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um tom predominantemente positivo ao destacar a melhora no desempenho escolar de alunos vulneráveis no Maranhão, contrastando com a queda em outros estados. A menção ao recebimento de recursos adicionais e à redução de desigualdades contribui para essa percepção.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo