A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou, nesta quinta (18), um estudo sobre a gestão fiscal das cidades brasileiras. O levantamento apontou que 36% dos municípios do país, onde vivem 46 milhões de pessoas, não geram recursos suficientes para se manter e recorrem a repasses da União. O Índice Firjan...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Mais de 30% das cidades no país não se sustentam, diz estudo
Publicado em: Por: Isaías RochaSentimento por Entidade:
-
Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro
A Firjan é apresentada como a entidade que divulgou o estudo, sendo a fonte da informação. O sentimento é neutro, pois o texto foca nos resultados do estudo e não em avaliações sobre a própria Firjan.
-
União
A União é mencionada como a fonte dos repasses que sustentam as cidades com baixa arrecadação, o que, no contexto do estudo, aponta para uma dependência e um problema estrutural que a União deveria resolver ou que é resultado de políticas federais. O sentimento é levemente negativo por ser parte de um cenário de dependência.
-
Luiz Césio Caetano
Ele é citado como presidente da Firjan, e sua fala reforça os pontos negativos do estudo. O sentimento é neutro, pois ele é um porta-voz da entidade e suas declarações são parte da divulgação do estudo.
-
Fundo de Participação dos Municípios
O FPM é apresentado como um mecanismo de compensação para a baixa arrecadação, mas sua existência também sublinha a dependência dos municípios, o que o coloca em um contexto de solução parcial para um problema maior. O sentimento é levemente negativo por representar a dependência.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um estudo com dados preocupantes sobre a sustentabilidade financeira de mais de 30% das cidades brasileiras, indicando uma situação crítica e dependência de repasses federais. A análise geral é negativa devido ao foco nos problemas de gestão e arrecadação.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo