Uma pesquisa divulgada pela Univerisidade Federal do Maranhão (UFMA) nesta terça-feira (16) identificou a presença de caramujos da espécie Biomphalaria glabrata, hospedeiros intermediários do parasita Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose, no município de São Vicente Férrer. A descoberta acende um alerta para a saúde pública da região, especialmente na Baixada Ocidental Maranhense, considerada área de...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Pesquisa da UFMA identifica caramujos transmissores da esquistossomose em São Vicente Férrer
Publicado em: Por: Jailson Mendes
Sentimento por Entidade:
-
Universidade Federal do Maranhão
A UFMA é apresentada como a instituição que divulgou a pesquisa, com uma conotação positiva por sua contribuição científica e de divulgação (Rádio Ciência). O sentimento é levemente positivo por ser a fonte da informação relevante.
-
Biomphalaria glabrata
Esta espécie de caramujo é identificada como hospedeira intermediária do parasita causador da esquistossomose, o que a caracteriza como um vetor de doença e, portanto, tem uma conotação negativa no contexto da saúde pública.
-
Schistosoma mansoni
O parasita é diretamente associado à causa da esquistossomose, uma doença com potenciais complicações graves, conferindo-lhe um sentimento fortemente negativo.
-
esquistossomose
A doença é descrita com sintomas e complicações graves, o que a torna um tema de forte conotação negativa em termos de saúde pública.
-
São Vicente Férrer
O município é o local onde a pesquisa identificou a presença dos caramujos transmissores, o que o coloca em um contexto de risco para a saúde pública, gerando um sentimento levemente negativo.
-
Baixada Ocidental Maranhense
Esta região é destacada como área de alta prevalência da doença e com condições ambientais favoráveis à proliferação dos vetores, o que a insere em um contexto de risco e preocupação para a saúde pública.
-
Denyze Rodrigues dos Santos Borges
A acadêmica é a autora da pesquisa e é apresentada em um contexto de trabalho científico e divulgação (PIBIC, Rádio Ciência), o que confere um sentimento positivo por sua contribuição acadêmica e para a sociedade.
-
Universidade Estadual do Maranhão
A UEMA é mencionada como a instituição onde a acadêmica cursa Ciências Biológicas e participa do PIBIC, o que a insere em um contexto acadêmico e de formação científica, com um sentimento levemente positivo.
-
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
O PIBIC é apresentado como o programa no qual a pesquisa foi conduzida, o que lhe confere uma conotação positiva por fomentar a ciência e a formação de estudantes.
-
Rádio Ciência
Este programa de rádio é o veículo onde a pesquisa foi divulgada e detalhada pela autora, o que lhe confere um sentimento positivo por sua função de disseminar conhecimento científico.
-
Rádio Universidade
A Rádio Universidade é a emissora onde o programa 'Rádio Ciência' foi veiculado, associando-a à divulgação científica, o que lhe confere um sentimento levemente positivo.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta informações sobre uma pesquisa científica que identifica um risco à saúde pública, o que gera um tom de alerta, mas a neutralidade na descrição dos fatos científicos e da instituição pesquisadora mantém o sentimento geral próximo ao neutro.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo