Diferentemente da população brasileira como um todo, em que a maioria das pessoas vive em áreas urbanas, a população quilombola habita majoritariamente regiões rurais: de cada dez quilombolas, seis…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Seis em cada dez quilombolas vivem em área rural, revela Censo do IBGE
Publicado em: Por: Blog do Jamil Junior
Sentimento por Entidade:
-
IBGE
O IBGE é apresentado como a fonte dos dados, de forma neutra e informativa. A divulgação dos dados é vista como uma 'descoberta' por um de seus gerentes, o que confere um leve tom positivo à instituição por trazer novas informações.
-
Fernando Damasco
Fernando Damasco é citado como gerente do IBGE e suas falas são usadas para explicar os dados e a importância da pesquisa. Ele descreve os resultados como uma 'descoberta' e enfatiza a necessidade de políticas públicas específicas, o que confere um tom neutro a levemente positivo à sua participação no texto.
-
Marta Antunes
Marta Antunes é citada como coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais e suas falas explicam as raízes históricas e a importância de separar os dados por área (urbana/rural) para políticas públicas. Sua contribuição é informativa e com um leve tom positivo ao ressaltar a utilidade dos dados.
-
Agência Brasil
A Agência Brasil é mencionada como fonte secundária da notícia, de forma neutra.
-
Sentimento Geral
O texto é predominantemente informativo, apresentando dados do Censo do IBGE sobre a população quilombola. Há uma leve inclinação positiva ao destacar a importância de políticas públicas direcionadas e a necessidade de aprofundar estudos, mas o tom geral é neutro e factual.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo