Dispensa de licitação e justificativas baseadas em problemas da própria administração levantam suspeitas sobre a maior parceria da história da saúde municipal.
Ler notícia completa no site do autor ↗️BOMBA! Gestão de Rafael ex-Leitoa em Timon entrega R$ 107 milhões da saúde para instituto de Goiás em contrato sem concorrência
Publicado em: Por: Joerdson Rodrigues
Sentimento por Entidade:
-
Rafael Leitoa
É associado à gestão municipal de Timon que está sendo criticada por um contrato milionário sem licitação e por falhas na área da saúde.
-
Timon
É o município onde ocorreram os fatos criticados, com a população sofrendo com falhas na saúde e a gestão sendo questionada sobre o uso do dinheiro público.
-
Secretaria Municipal de Saúde de Timon
É o órgão público responsável pela gestão da saúde em Timon e que formalizou o contrato questionado, sendo apontada como responsável por falhas e ineficiência administrativa.
-
Instituto Margherita Lotti
É a entidade contratada sem licitação para prestar serviços de saúde em Timon, sendo sua escolha questionada por ser de outro estado e pela forma como o contrato foi realizado.
-
Uruaçu
É a cidade onde o Instituto Margherita Lotti está sediado, mencionada apenas como um dado geográfico sem conotação positiva ou negativa.
-
Goiás
É o estado onde o Instituto Margherita Lotti está sediado, mencionado apenas como um dado geográfico sem conotação positiva ou negativa.
-
Dávila Claudino de Oliveira Costa Bezerra
Como Secretária de Saúde, assina o documento que justifica a dispensa de licitação, o que é interpretado no texto como uma confissão de incompetência da gestão.
-
Prefeitura
É mencionada como admitindo falhas na gestão da saúde, como quadro vacinal atrasado e péssimo desempenho no Previne Brasil, o que justifica a crítica do texto.
-
Previne Brasil
O programa é mencionado em um contexto negativo, indicando que o município tem um 'péssimo desempenho' e sofre perda de recursos.
-
Estratégia de Saúde da Família (ESF)
É mencionada como um serviço que parte da população de Timon não tem acesso regular, indicando uma falha na assistência à saúde.
-
Ministério Público do Maranhão
É citado como um órgão de fiscalização que deve investigar a legalidade e moralidade do contrato, o que é apresentado como uma ação necessária e positiva para a população.
-
Tribunal de Contas do Estado
É citado como um órgão de fiscalização que deve investigar a legalidade e moralidade do contrato, o que é apresentado como uma ação necessária e positiva para a população.
-
Maranhão
É o estado onde Timon está localizada e onde há potencial para outras entidades participarem de licitações, sendo mencionado em contraste com a escolha de uma entidade de outro estado.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte crítica à gestão municipal de Timon e à forma como um contrato milionário de saúde foi firmado, levantando suspeitas de irregularidades e ineficiência administrativa. O tom é predominantemente negativo, com o uso de termos como 'manobra que acende um enorme alerta', 'contrato monumental', 'dispensa de chamamento público', 'falhas da própria gestão', 'péssimo desempenho', 'escolha suspeita', 'interesses obscuros'.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo