Em 2025, a Prefeitura de Paço do Lumiar registrou gastos expressivos com apenas três empresas, que já acumulou repasses de R$ 71,8 milhões na gestão do prefeito Fred Campos.
Ler notícia completa no site do autor ↗️BOMBA! Apenas três empresas já receberam R$ 71,8 milhões da Gestão Fred Campos em Paço do Lumiar
Publicado em: Por: Joerdson Rodrigues
	Sentimento por Entidade:
- 
						
							Prefeitura de Paço do Lumiar
						
						
													
								
A prefeitura é retratada como o órgão que realiza os gastos questionados, com a concentração de recursos em poucas empresas levantando dúvidas sobre transparência e diversidade de fornecedores.
 - 
						
							Fred Campos
						
						
													
								
É o prefeito atual cuja gestão é alvo da análise sobre os gastos concentrados. Embora não haja uma acusação direta de irregularidade pessoal, a gestão sob seu comando é o foco da crítica.
 - 
						
							Edinaldo Lucena
						
						
													
								
É mencionado como um empresário beneficiado, mas o foco da crítica recai sobre a empresa e a gestão, não sobre ele pessoalmente.
 - 
						
							Praxis – Construtora, Obras e Serviços Ltda
						
						
													
								
É uma das empresas que recebe vultosos recursos, mas não possui o histórico negativo explícito de outras, sendo mencionada mais como parte da concentração de gastos. O serviço prestado é descrito como essencial.
 - 
						
							Agrasty Construções
						
						
													
								
Lidera o ranking de recebimentos e é apresentada como o principal exemplo da concentração de recursos, com o texto questionando explicitamente o motivo de não haver mais licitações competitivas para diluir o volume.
 - 
						
							Vox Ambiental Ltda
						
						
													
								
É a empresa com o histórico mais negativo explicitado no texto, com menções a 'suspeitas contratuais', 'suspeitas macabras', 'irregularidades', 'atrasos na coleta' e 'questionamentos sobre a qualidade do serviço'. O fato de continuar com contratos na gestão atual reforça a crítica.
 - 
						
							Paula da Pindoba
						
						
													
								
É mencionada como ex-prefeita cujas gestões anteriores também tiveram contratos com a Vox Ambiental, contextualizando o histórico da empresa, mas sem gerar um sentimento negativo direto sobre ela no texto.
 - 
						
							Inaldo Pereira
						
						
													
								
É mencionado como sucessor de Paula da Pindoba e também teve a Vox Ambiental em sua gestão, contextualizando o histórico da empresa, mas sem gerar um sentimento negativo direto sobre ele no texto.
 - 
						
							Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA)
						
						
													
								
É citado como uma ferramenta para fiscalização, o que lhe confere um papel positivo e de apoio ao escrutínio público.
 - 
						
							Blog de Notícias Joerdson Rodrigues
						
						
													
								
É apresentado como a fonte da matéria e um aliado da democracia e do escrutínio jornalístico, conferindo-lhe um papel positivo.
 - 
					Sentimento Geral
					
																
							
O texto apresenta uma análise crítica sobre a concentração de gastos públicos em poucas empresas na prefeitura de Paço do Lumiar. Embora reconheça a formalidade das licitações e a essencialidade dos serviços, o tom geral é de questionamento e alerta sobre a falta de diversidade de fornecedores e potenciais vulnerabilidades, especialmente ao citar um histórico negativo de uma das empresas. A menção à corrupção em gestões passadas e a necessidade de escrutínio jornalístico reforçam o tom de desconfiança.
 
- Muito Positivo
 - Positivo
 - Neutro
 - Negativo
 - Muito Negativo
 
				