Colado com Turilândia, a cidade de Santa Helena pode ser palco de operações do GAECO caso se confirme uma trama macabra desenhada em meio a turbulência contratual e falta de transparência com contratos públicos.
Ler notícia completa no site do autor ↗️ALÔ GAECO! Ex-funcionário do TIO do prefeito de Santa Helena abocanhou 14 contatos da noite para o dia recebendo R$ 8,4 MILHÕES em 2025
Publicado em: Por: Joerdson Rodrigues
Sentimento por Entidade:
-
GAECO
O GAECO é mencionado como um órgão que pode investigar os fatos, sem que haja uma avaliação direta de sua atuação no texto.
-
Santa Helena
A cidade é apresentada como o palco de uma trama macabra envolvendo irregularidades em contratos públicos, falta de transparência e nepotismo.
-
Joãozinho Pavão
O prefeito é retratado de forma extremamente negativa, associado à 'gestão familiar', 'criatividade' duvidosa em operações empresariais e nepotismo, com a sugestão de que a fiscalização é 'tudo em família' devido à sua ligação com o TCE.
-
Luiz Raimundo Teixeira Lobato
O 'Tio Luiz' é descrito como um empresário 'onipresente' e 'veterano' em abocanhar contratos, sendo o principal beneficiário do esquema de nepotismo, com o texto sugerindo que ele continua no comando por trás das cortinas.
-
LRT Lobato
A empresa é apresentada como parte de um esquema familiar para obter contratos públicos, sendo a antiga beneficiária que transferiu sua atuação para outra empresa ligada ao prefeito.
-
Construções e Comércio Lupa
Mencionada como outra empresa do 'Tio Luiz', associada ao seu histórico de contratos com a prefeitura, mas com menor destaque que a LRT Lobato.
-
Jackson Dias Amorim
É retratado como um 'magnata dos contratos públicos' que assumiu o comando de uma empresa de forma conveniente após a eleição do prefeito, sendo considerado apenas um 'rosto no papel' por trás do qual estaria o tio do prefeito.
-
J R Amorim
A empresa é descrita como feita 'sob medida' para atuar apenas em Santa Helena, tendo abocanhado 14 contratos milionários de forma suspeita e com pouca transparência, o que sugere ser um veículo para o esquema.
-
TCE
O Tribunal de Contas do Estado é mencionado de forma negativa, pois apenas uma pequena parte dos contratos foi divulgada em seu sistema, e a relação familiar do prefeito com um conselheiro sugere que a fiscalização pode ser comprometida.
-
André Luis Sá Lobato
É mencionado como o engenheiro que assinou o Atestado de Capacidade Técnica da J R Amorim, que é descrito como um 'copia e cola' dos atestados da empresa do 'Tio Luiz', implicando-o no esquema.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte conotação negativa, com acusações implícitas de corrupção, nepotismo e falta de transparência na gestão pública do município de Santa Helena. A linguagem utilizada é crítica e investigativa.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
