O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, conversou, nesta sexta-feira (11), com o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, em torno da agenda econômica e comercial entre os países e “trocaram impressões sobre as alterações tarifárias em curso no cenário internacional”. “Convergiram na defesa do multilateralismo e do…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Alckmin e ministro chinês tratam de comércio em videoconferência
Publicado em: Por: Jornaleiro MA
Sentimento por Entidade:
-
Geraldo Alckmin
O texto o descreve em sua função de vice-presidente e ministro, participando de uma videoconferência para tratar de agenda econômica e comercial, o que indica uma atuação neutra e oficial.
-
Wang Wentao
O texto o descreve como ministro do Comércio da China, participando de uma videoconferência para tratar de agenda econômica e comercial, indicando uma atuação neutra e oficial.
-
China
O texto descreve a China como um parceiro econômico importante do Brasil e menciona suas ações em relação às tarifas de importação dos EUA, mas o tom geral da menção é informativo e neutro.
-
Organização Mundial do Comércio (OMC)
O texto menciona a defesa do multilateralismo e do sistema de comércio baseado em regras com o fortalecimento da OMC, indicando uma percepção positiva sobre a instituição como pilar do comércio internacional.
-
Estados Unidos
O texto menciona os EUA em relação ao aumento de tarifas sobre produtos chineses e a resposta chinesa, contextualizando uma disputa comercial que gera tensões, mas a menção em si é informativa.
-
Donald Trump
O texto o menciona como o presidente dos EUA que elevou impostos sobre produtos chineses, o que é apresentado como um gatilho para a guerra comercial, conferindo uma conotação levemente negativa à sua ação no contexto da disputa.
-
BRICS
O texto menciona a próxima reunião de ministros de Comércio do BRICS e a presidência brasileira do bloco, indicando uma atuação diplomática e de cooperação, com um tom neutro e informativo.
-
Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban)
O texto descreve a Cosban como uma instância de atuação e diálogo estratégico entre China e Brasil, presidida pelos vice-presidentes, o que sugere uma importância positiva para as relações bilaterais.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um tom neutro, descrevendo uma reunião diplomática e comercial entre Brasil e China, com foco em acordos e discussões sobre tarifas e o sistema de comércio internacional.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo