Em uma carta endereçada ao presidente Donald Trump, 11 senadores do Partido Democrata criticam a decisão do mandatário de ameaçar uma guerra comercial com o Brasil ao aplicar uma sobretaxa de 50% às exportações brasileiras. Se for mantida, a tarifa começa a valer em 1º de agosto. O documento foi encabeçado pelos senadores Tim Kaine,…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Senadores dos Estados Unidos criticam sobretaxa de 50% ao Brasil
Publicado em: Por: Jornaleiro MA
Sentimento por Entidade:
-
Donald Trump
É criticado pelos senadores por ameaçar uma guerra comercial e aplicar sobretaxas, sendo descrito como abusando de poder e colocando interesses pessoais à frente dos americanos.
-
Brasil
É mencionado como alvo da sobretaxa americana e como um país com questões comerciais legítimas a serem discutidas, com um superávit comercial com os EUA. O texto defende o Brasil contra interferências externas.
-
Tim Kaine
É apresentado como um dos principais signatários da carta de crítica a Trump, com um histórico de propor resoluções contra tarifas, o que confere uma imagem positiva à sua atuação.
-
Jeanne Shaheen
É apresentada como uma das principais signatárias da carta de crítica a Trump, integrante de comitês de relações exteriores, o que confere uma imagem positiva à sua atuação.
-
Jair Bolsonaro
É mencionado como o ex-presidente que estaria sendo livrado de investigações sobre atos golpistas, com a ação de Trump sendo vista como uma interferência em seu favor, o que gera uma conotação negativa para ele no contexto da crítica.
-
Alexandre de Moraes
É mencionado como o ministro do STF que teve sua entrada nos EUA proibida, em uma ação que os senadores criticam como parte da interferência de Trump, mas o ministro em si não é avaliado diretamente.
-
Eduardo Bolsonaro
É citado como o deputado licenciado que buscou punições ao ministro Alexandre de Moraes em Washington, o que é apresentado como um dos motivos para a proibição de entrada do ministro nos EUA, associando-o a uma ação controversa.
-
Partido Democrata
Os senadores do partido são os autores da carta de crítica a Trump, defendendo o Brasil e criticando o que chamam de abuso de poder, o que confere uma imagem positiva ao partido no contexto da notícia.
-
STF (Supremo Tribunal Federal)
É mencionado como o órgão ao qual pertence Alexandre de Moraes, e o texto critica a interferência externa em investigações relacionadas a ele, mas o órgão em si não é avaliado.
-
China
É citada como um país com o qual o Brasil estaria se aproximando, em detrimento dos interesses dos EUA, mas a China em si não é objeto de crítica ou elogio direto no texto.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte crítica à política comercial de Donald Trump em relação ao Brasil, com senadores americanos expressando preocupação e desaprovação por meio de uma carta. A linguagem utilizada pelos senadores é predominantemente negativa em relação às ações de Trump.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo