Os acidentes de trânsito continuam gerando impactos significativos para a saúde pública no Maranhão. De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em dados do Datasus, o Sistema Único de Saúde (SUS) já gastou R$ 7,29 milhões em 2024 apenas com internações de vítimas de sinistros nas vias do estado....
Ler notícia completa no site do autor ↗️Acidentes de trânsito pressionam o SUS e já custaram mais de R$ 7 milhões no Maranhão em 2024
Publicado em: Por: Jornal Itaqui Bacanga
Sentimento por Entidade:
-
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
O Ipea é citado como a fonte do levantamento de dados, sem juízo de valor explícito sobre a instituição em si.
-
Datasus
O Datasus é mencionado como a base de dados utilizada no levantamento, sem atribuição de sentimento.
-
Sistema Único de Saúde
O SUS é retratado como sobrecarregado e com escassez de recursos devido aos custos dos acidentes de trânsito.
-
DPVAT
O DPVAT é mencionado como extinto e sua ausência é apontada como um fator agravante para o sistema de saúde, indicando um impacto negativo.
-
SAMU
O SAMU é usado como exemplo de aquisição que poderia ser feita com os recursos gastos em acidentes, sem avaliação direta do órgão.
-
Organização Pan-Americana da Saúde
A OPAS faz um alerta sobre os fatores que agravam o problema, o que é apresentado de forma informativa e com um leve tom de preocupação, mas sem crítica direta.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um cenário negativo sobre os acidentes de trânsito e seus impactos financeiros e sociais na saúde pública, destacando a falta de políticas eficazes e a ausência de recursos.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo