A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou ao Ministério da Saúde não incorporar ao Sistema Único de Saúde (SUS) a liraglutida e a semaglutida, princípios ativos de medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. O pedido de incorporação ao SUS foi feito pela Novo Nordisk, farmacêutica fabricante do...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Conitec rejeita inclusão de canetas emagrecedoras no SUS
Publicado em: Por: Jornal Itaqui Bacanga
Sentimento por Entidade:
-
Conitec
A Conitec é apresentada como o órgão que recomendou a não incorporação, o que é uma decisão negativa para a solicitação, mas o órgão em si é retratado de forma neutra.
-
Ministério da Saúde
O ministério é citado como o destinatário da recomendação da Conitec e como o responsável por informar sobre os critérios de decisão, sem que haja uma avaliação positiva ou negativa sobre sua atuação no texto.
-
liraglutida
A liraglutida é um dos princípios ativos cujos medicamentos foram rejeitados para inclusão no SUS e associada a eventos adversos, o que confere um sentimento negativo.
-
semaglutida
A semaglutida é um dos princípios ativos cujos medicamentos foram rejeitados para inclusão no SUS e associada a eventos adversos, o que confere um sentimento negativo.
-
agonistas GLP-1
Esta categoria de medicamentos é associada à rejeição de inclusão no SUS e a preocupações com uso indiscriminado e eventos adversos.
-
Novo Nordisk
A Novo Nordisk é mencionada como a fabricante do Wegovy, que tem semaglutida como princípio ativo, e como a solicitante da incorporação ao SUS. A empresa é citada de forma factual, sem juízo de valor.
-
Wegovy
O medicamento Wegovy é associado à semaglutida e à solicitação de incorporação ao SUS, que foi rejeitada, além de ser um dos itens com potencial de uso indiscriminado.
-
Fundação Oswaldo Cruz
A Fiocruz é mencionada em um contexto positivo de parceria para produção de medicamentos, com transferência de tecnologia, o que fortalece o SUS.
-
EMS
A EMS é citada como parceira da Fiocruz em um acordo de transferência de tecnologia para produção de medicamentos, o que é apresentado de forma positiva.
-
Farmanguinhos
Farmanguinhos, como unidade da Fiocruz, é mencionada como beneficiária da transferência de tecnologia, o que é um aspecto positivo.
-
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
A Anvisa é citada pela decisão de controle mais rigoroso na prescrição e dispensação, motivada por eventos adversos, o que confere um tom levemente negativo à medida em si, mas o órgão é retratado de forma factual.
-
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
A sociedade é citada como defensora do controle rigoroso, o que é apresentado como uma posição fundamentada em preocupações com a saúde da população e o acesso a tratamentos, conferindo um sentimento positivo.
-
Sociedade Brasileira de Diabetes
A sociedade é citada como defensora do controle rigoroso, o que é apresentado como uma posição fundamentada em preocupações com a saúde da população e o acesso a tratamentos, conferindo um sentimento positivo.
-
Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica
A associação é citada como defensora do controle rigoroso, o que é apresentado como uma posição fundamentada em preocupações com a saúde da população e o acesso a tratamentos, conferindo um sentimento positivo.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma decisão negativa (rejeição de inclusão) e discute preocupações com o uso indiscriminado, o que gera um tom levemente negativo. No entanto, também menciona aspectos de transferência de tecnologia e fortalecimento do SUS, que são neutros a positivos.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo