NOS ÚLTIMO TEMPOS tenho me empenhado na missão por instruir a igreja brasileira no âmbito de sua fé, evangelização e tarefa missionária. Isto faço por meio do jornalismo e da literatura. Meus livros, distribuídos por todo o Brasil, buscam formar mentes cristãs maduras, convertidas e sapientes. Eu que poucos gostam de ler. Todavia, os poucos...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Igreja alienada é aborto de consciência e sua fé sobeja falsa santidade
Publicado em: Por: Jornal Itaqui Bacanga
Sentimento por Entidade:
-
igreja brasileira
É descrita como inerte, fria, com escassez de conhecimento e dinamismo, alienada e com aborto de consciência, o que a torna alvo de forte crítica.
-
igreja evangélica
É criticada por ter líderes fracos e sem competência, por se polarizar em devoções a ídolos (em comparação com a Igreja Católica), e por pregar um evangelho com místicas sociais irrelevantes, além de se manter cega diante dos problemas do mundo e usar a fé para justificar passividade.
-
Heráclito
É mencionado em relação à alienação na Grécia antiga, sem atribuição de sentimento positivo ou negativo.
-
Platão
É citado em relação à alienação e à natureza como imagem imperfeita do mundo das ideias, sem atribuição de sentimento positivo ou negativo.
-
Jesus Cristo
É mencionado como aquele que espera que a igreja seja participativa e construa consciência social, o que é um ponto de referência positivo para a crítica.
-
igreja católica
É mencionada como tendo polarizado a fé das pessoas com devoções a ídolos, mas leva vantagem em relação à igreja evangélica pela sua participação social, o que é apresentado como um ponto positivo em comparação.
-
Hugo Grotius
É citado por usar o conceito de alienação para designar a transferência de soberania, sem atribuição de sentimento positivo ou negativo.
-
Hobbes
É mencionado em relação ao conceito de Contrato Social e progresso na desalienação, sem atribuição de sentimento positivo ou negativo.
-
Locke
É mencionado em relação ao conceito de Contrato Social e progresso na desalienação, sem atribuição de sentimento positivo ou negativo.
-
Jean-Jacques Rousseau
É destacado por raciocinar amplamente em termos de alienação e desalienação antes de Hegel, sem atribuição de sentimento positivo ou negativo.
-
Hegel
Seu conceito de alienação é extensivamente discutido e utilizado como base teórica para a crítica, sem que o autor em si seja avaliado positivamente ou negativamente.
-
Maranhão
É mencionado como local onde alguns pastores criticam a postagem de matérias políticas em grupos evangélicos, sem atribuição de sentimento positivo ou negativo.
-
Feuerbach
Suas obras são citadas para criticar a concepção hegeliana e propor que Deus é o homem autoalienado, servindo como base teórica para a crítica, sem avaliação pessoal.
-
Marx
Sua concordância com Hegel e dissidência em pontos sobre alienação são apresentadas como base teórica para a crítica, sem avaliação pessoal.
-
Lukács
Sua obra 'História e Consciência de Classe' é citada por seu impacto no pensamento marxista sobre reificação e alienação, servindo como base teórica, sem avaliação pessoal.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte crítica à igreja evangélica brasileira, descrevendo-a como alienada, inerte e com líderes fracos. Há um tom de decepção e desaprovação em relação à falta de engajamento social e político. A análise de conceitos filosóficos complexos serve para fundamentar essa crítica, resultando em um sentimento geral negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo