A pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a Justiça condenou, em 1º de agosto, a professora do ensino fundamental em Lagoa do Mato (termo judiciário de Passagem Franca), Diomícia Guimarães, por improbidade administrativa, com base nos crimes de enriquecimento ilícito, lesão ao erário e violação aos princípios da Administração Pública. Nomeada para o quadro...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Professora é condenada por receber salário sem trabalhar e colocar outra no lugar
Publicado em: Por: Jornal Itaqui Bacanga
Sentimento por Entidade:
-
Ministério Público do Maranhão
O MPMA é apresentado como o órgão que iniciou a ação e obteve a condenação, o que é retratado de forma positiva ao cumprir seu papel.
-
Diomícia Guimarães
A professora é a principal ré e é descrita como tendo cometido crimes de improbidade administrativa, enriquecimento ilícito e lesão ao erário, recebendo salários sem trabalhar e prejudicando o ensino público.
-
Passagem Franca
O local é mencionado apenas como termo judiciário e não há qualquer conotação positiva ou negativa associada a ele no texto.
-
Carlos Allan Costa Siqueira
O promotor de justiça é mencionado como o autor da Ação Civil Pública que levou à condenação, o que o retrata de forma positiva ao atuar em defesa do erário.
-
Cátia Cilene Porto
A secretária municipal de Educação é mencionada como a pessoa que indicou quem substituiria a professora, o que a coloca em uma posição de cumplicidade ou responsabilidade indireta no esquema, gerando uma conotação negativa.
-
Débora Jansen Castro Trovão
A juíza é apresentada como a responsável pela decisão de condenação, o que a retrata de forma positiva ao aplicar a lei e punir a improbidade.
-
Sentimento Geral
O texto descreve um caso de improbidade administrativa com condenação de uma professora, o que gera um sentimento geral negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo